Sede do Iphan ocupado em Curitiba

artecontragolpeinphan

O pátio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Curitiba, está ocupado por representantes da área cultural há mais de uma semana. Eles reivindicam a recriação do Ministério da Cultura (Minc), que foi extinto na gestão do presidente em exercício Michel Temer (PMDB). De acordo com os manifestantes, aproximadamente 50 pessoas dormem no local e durante o dia muitas se revezam.

Houve um diálogo entre os manifestantes e a superintendência do Iphan, e a ocupação é pacífica. O Iphan é um órgão responsável pelo patrimônio cultural do país. Realiza, por exemplo, inventários, estudos e pesquisas na área de preservação do patrimônio cultural. Ainda cabe ao instituto responder por obras de restauração e fiscalização de bens tombados e sítios arqueológicos.OCUP

Desde o anúncio da extinção do Ministério da Cultura diversos artistas paranaenses das diversas linguagens começaram a se movimentar tentando garantir minimamente os direitos que foram conquistados na últimas décadas. reafirmam a importância do Minc, que mais que um Ministério ele é um conjunto de políticas culturais voltadas para a diversidade cultural brasileira que é um direito assegurado no artigo 215 da Constituição.

Nesse sábado, artistas, intelectuais, jornalistas e produtores culturais continuam com a ocupação. “Não reconhecemos e nem aceitamos dialogar com este projeto de governo golpista. A Cultura no Paraná resiste e luta! Ocupamos a sede do Iphan em Curitibae lutamos pela volta dos direitos que nos foram retirados!” – – Ocupa Cultura Contra o Golpe PR

ocupa iphamProgramação de Sábado:

10 horas – Pintura Mural com PAULO AUMA

10:30 horas – Previa do Circuito Grude com ELENIZE DEZGENNISKI, FAETUSA TEZELLI, ELIANA BORGES, NEWTON GOTO, RICARDO CORONA, TUCA KAUAL, MARCIA MORAES, VIVALDO VIEIRA NETO, SUELI ARAUJO, RICARDO LEINING, e SALMONELA PERFORMATICA.

 

10:30 horas – Bate Papo Sobre Palhaço com RAFAEL PIMENTA.

 

13 horas – O Menino Preso na Fotografia com DANIEL VALENZUELA e textos de FERNANDO BONASSI.

 

15 horas – Show de Rap com MET4FORA

17 horas – Show de Samba e MPB com SAMBA DO SINDICATIS

 

20 horas – COLETIVO MALOCA QUE DOMINA

 

IPHAN CURITIBA – RUA JOSÉ DE ALENCAR, 1808 – JUVEVÊ.

 

 

  • Iphan é um órgão responsável pelo patrimônio cultural do país.

 

 

APOIO – PORTAL BRASIL CULTURA – RÁDIO E TV.banner-cr (1) BRASIL CULTURA com botao radio 596x320

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *