Ouça “História Hoje”04/07: Há 209 anos, nascia o general Giuseppe Garibaldi

Garibaldi

Giuseppe Garibaldi ficou conhecido como “Herói de dois mundos” por ter participado de conflitos na Itália e na América do Sul e dedicou sua vida à luta contra a tirania.

Apresentação Gláucia Gomes

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

Ele nasceu no dia 4 de julho de 1807, no Condado de Nice, Reino da Sardenha, uma região que fica entre a França e a Itália. Atualmente o território pertence a França.

 

Seus pais queriam que fosse advogado, médico ou sacerdote, mas Garibaldi preferiu os exercícios físicos e a vida no mar. Ainda menino, tornou-se marinheiro e passou dez anos de sua vida a bordo de navios mercantes.

 

Aos 25 anos chegou ao posto de capitão da marinha mercante, ao mesmo tempo que se aproximava do movimento “Jovem Itália”, que lutava pela independência e unificação da península itálica.

 

Foi condenado à morte e fugiu para o Rio de Janeiro em 1835. Logo, porém, foi para o Rio Grande do Sul e se juntou aos republicanos da Revolução Farroupilha, destacando-se nos combates às forças imperiais. Juntamente com o general Davi Canabarro, tomou o porto de Laguna, em Santa Catarina, onde proclamaram a República Juliana.

 

GaribaldiFam1878Em Laguna, Garibaldi conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, com quem se casaria. Ela foi sua companheira de lutas e entrou para a história como Anita Garibaldi. Pouco antes do fim da Guerra de Farrapos, foi dispensado por Bento Gonçalves e mudou-se para o Uruguai.

 

Continuou sua luta, na Argentina, Montevidéu e Itália . Em 1849, Anita é morta durante os combates no norte da Itália.

 

Condenado ao exílio, Garibaldi morou na África, em Nova York e no Peru. Entretanto, voltou à Itália em 1854, participando da Segunda Guerra de Independência contra os austríacos.

 

Lutou novamente pela unificação da Itália e uniu-se aos franceses na guerra Franco-Prussiana. A França perdeu a guerra. Por fim retirou-se para sua casinha na ilha de Caprera, e lá permaneceu até o fim da vida, em 2 de junho de 1882.

itaipu log

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *