Ouça “História Hoje” 21/02: Há 101 anos alemães iniciavam ofensiva contra franceses

Batalha de Verdun

Fevereiro de 1916, começa a Batalha de Verdun – um dos mais longos e devastadores combates da Primeira Guerra Mundial. Alemães e franceses se enfrentaram violentamente, numa curva do rio Meuse, próxima a um terminal ferroviário tomado pelos alemães. A Batalha no leste da França foi a imagem cristalizada de uma guerra sem sentido, tanto do ponto de vista estratégico-militar como político.

Apresentação Dilson Santa Fé

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

Por um ano e meio o rugido de artilharia era ouvido na Europa, mas o começo da ofensiva alemã chamada de “Operação Julgamento” foi no dia 21 de fevereiro de 1916. A princípio, os ataques estavam programados para dez dias antes, mas o mau tempo obrigou os alemães a adiá-los. Os bombardeios foram curtos e sistematizados. Uma tempestade de aço, um horror nunca visto pelo mundo até então. Nove horas intermináveis de disparos de armas de vários calibres.

 

Apenas três divisões gaulesas defendiam a fortaleza atacada por uma força desproporcional de dez divisões, armadas até os dentes, enviadas por Von Falkenhayn. Sob o comando de Philippe Pétain, a resistência francesa surpreendeu heroicamente, não apenas impedindo o avanço alemão como também igualando o número de baixas, apesar da enorme desvantagem numérica.

 

A guerra de trincheiras banhou de sangue o campo de batalha, com milhares de corpos espalhados pelo chão. Além dos confrontos corpo a corpo, o alemães utilizaram bombas de gases tóxicos.

 

Além de um empate militar que custou caro, uma tragédia humana sem precedentes, a Batalha de Verdun ainda é uma cicatriz que separa franceses e alemães. Ela se notabilizou também pela famosa frase “Não passarão”, dita por um general francês Alguns atribuem a Robert Neville, outros Pétain. Depois apareceu em cartazes de propaganda. Na França, a Batalha de Verdun é celebrada como uma vitória nacional, principalmente por ter contribuído para definir o resultado da Primeira Guerra Mundial.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

 

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *