Ouça “História Hoje” 09/05: Dia da Vitória homenageia Forças Armadas de vários países

soldado sovietico reichstag russia

Em 9 de maio de 1945, A União Soviética celebrou o Dia da Vitória, na Segunda Guerra Mundial. O dia é diferente pelo marcado pela Europa, já que o documento foi assinado pelo marechal nazista Wilhelm Keitel e entregue no final da noite de 8 de maio de 1945 em Berlim, na Alemanha. Mas, pelo horário de Moscou, já era 9 de maio e por isso, na Rússia, esse dia é comemorado com o tradicional desfile militar na Praça Vermelha em Moscou, capital do país.

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

A HISTÓRIA SOBRE O DIA DA VITÓRIA

 

Os aliados haviam acordado que o dia 9 de maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações. A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de maio.

dia-da-vitoria

O Dia da Vitória é uma homenagem também para as forças armadas de vários países, inclusive o Brasil, que comemoram seus feitos e reverenciam homens valorosos, que brindaram com a humanidade a liberdade hoje desfrutada. Esses homens lutaram contra a intolerância, a opressão, o totalitarismo escravista e a discriminação racial.

“De agora em diante, nos céus da Europa voará a grande bandeira de liberdade das nações e paz entre as nações” – Josef Stalin

 

itaipu log

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *