Ouça “História Hoje” 07/11/: Revolução Praieira, movimento que pedia o fim da monarquia

Praieira

Na metade do Século XIX , a Europa vivia uma onda de revoluções nacionalistas e socialistas. O clamor por mudanças também chegou ao Brasil.

Um das revoltas que movimentou o país naquela época foi a Revolução Praieira.

Apresentação José Carlos Andrade

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

 

A Revolução Praieira ou Insurreição Praieira de Pernambuco, representou um levante armado de caráter liberal e republicano. Liderada por Pedro Ivo Veloso da Silveira, a revolta ocorreu na província de Pernambuco, no final do período do Brasil Império (1822-1889) durante o Segundo Reinado (governo de Dom Pedro II), entre os anos de 1848 e 1850.

Foi considerada a última revolta do período imperial, tendo como principal objetivo pôr fim ao sistema político vigente das elites conservadoras, donde o poder local era monopolizado pelas famílias aristocráticas: Cavalcanti e Rego Barros.

O termo “praieira” associado a revolta, remete ao nome da rua (rua da praia), local onde era a sede do “Diário Novo”, principal meio de comunicação do grupo liberal, o qual recebeu o nome de “praieiros”. Em resumo, a revolução praieira representou o choque político entre os liberais e os conservadores.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *