Ouça “História Hoje” 05/05: Há 199 anos, nascia o filósofo Karl Marx

 

MARX

“A sociedade só progride por meio da luta de classes: um conflito entre uma classe social que controla os meios de produção e a classe trabalhadora, que fornece a mão de obra”

Ele foi muitas coisas. Filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário, para dizer o mínimo sobre o rei da arquitetura social contemporânea.

Apresentação Carmen Lúcia

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

Nascido em Tréveris – Alemanha, em 5 de maio de 1818, Karl Marx foi e ainda é a fonte inspiradora de onde jorra as principais discussões sobre o socialismo.

 

Ora enaltecido, ora duramente criticado, Karl Marx e sua obra tem sido uma das mais polêmicas discussões e influências na história da sociedade “moderna e pós-moderna”.

 

Autor de vários livros, se destacou com a publicação de  “O Manifesto Comunista”  e  “O Capital”, com pensamentos e teorias que dobraram gerações e influenciaram,  em todos os cantos do planeta,  intelectuais, políticos e sobretudo a classe trabalhadora.

 

As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política sustentam, entre outros conceitos, que o Estado, embora disfarçado de instrumento de representação do povo, em benefício da verdade, foi criado para proteger os interesses da classe dominante.

 

E, guardadas as devidas proporções, para quem nasceu em berço de ouro, Marx previu que o capitalismo produziria tensões internas tão grandes que conduziriam à sua auto-destruição e a consequente substituição por um novo sistema: o socialismo.

 

Marx chegou a montar, uma equação básica, uma espécie de receitinha para “a conquista do poder pela classe operária e o estabelecimento definitivo de uma sociedade sem classes e sem pátria regida somente por uma livre associação:

 

Misture uma sociedade industrial, com uma pitada de acúmulo de capital, espere a massa crescer, e voilá.  Saboreie uma fatia quentinha, de comunismo –  uma organização socioeconômica baseada na propriedade coletiva dos meios de produção.

 

O socialista revolucionário Karl Marx morreu em Londres, em 14 de março de1883.  Suas ideias ainda influenciam trabalhadores e sindicalistas. E inspiram pessoas a provocar ações revolucionárias organizadas para derrubar o capitalismo vigente e promover mudanças socioeconômicas.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira

 

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *