O que é o Creative Commons

creativecommonsiconsO Creative Commons é um projeto que tem por objetivo disponibilizar licenças de uso de obras padronizadas, que permitam ao público em geral usar, copiar, modificar e distribuir estas obras ao mesmo tempo em que assegura os direitos dos autores. A lei de direitos autorais diz que o autor tem direito sobre a obra desde o momento em que a cria. A questão é que se ele disponibiliza esta obra na internet sem dizer quais usos ele permite que outros façam, o usuário final fica em uma situação de insegurança.

 

O Creative Commons surgiu da necessidade de por um lado criar um mecanismo jurídico que possibilitasse aos autores licenciar suas obras de maneira simples sem ter que recorrer aos altos preços das consultorias dos advogados e por outro formar um conjunto de obras de livre acesso aos indivíduos. O Creative Commons é um projeto totalmente voluntário. O artista só disponibiliza suas obras nele se quiser.

 

A Cultura Livre tem a ver com a pirataria?
Cultura Livre não tem nada a ver com pirataria. Cultura Livre tem diversos significados, mas o mais usual significa um movimento para garantir o maior acesso às fontes de cultura e informação – direitos esses previstos na Constituição Federal, em seu artigo 215. O movimento da Cultura Livre não prega práticas ilegais, mas ao contrário, tenta dar efetividade ao direito de todo o cidadão de ter maior acesso à cultura.

 

Pense como seria possível a um escritor, escrever bem, sem ter lido. Ou a um músico, compor suas canções, sem nunca ter ouvido uma música. É impossível. O maior acesso à cultura permite ao indivíduo desenvolver sua capacidade de analisar o mundo a sua volta de maneira crítica; de olhar a cultura de seu povo e sua sociedade e transformá-la. Opor-se ao movimento da Cultura Livre é opor-se ao desenvolvimento humano. É querer perpetuar a ignorância para evitar questionamentos sobre a cultura e a sociedade.

 

A pirataria de música digital é passível de ser controlada?
Parece já ser senso comum que não há maneira de evitar o compartilhamento de músicas na internet. O problema é que existem formas de ganhar dinheiro com isso e que a indústria musical se recusa a descobri-las. No fundo, o que ocorre é um problema de mercado e de modelo de negócios. A indústria quer impor um modelo que ninguém mais quer.

 

Se o seu consumidor não quer mais comprar iogurte em embalagem de 1 litro, mas em embalagens menores, o que você faz? Você se adequa ao mercado. Não é o que a indústria musical está fazendo. E não faz porque processar usuários por fazer download de músicas e tentar continuar empurrando CDs goela abaixo ainda gera alguma renda.

 

Contudo, alguma transformação já está ocorrendo e infelizmente o artista, que deveria ser o principal destinatário de toda renda gerada com sua música, é cada vez mais um empregado explorado pelas grandes gravadoras. Raros são os músicos que ganham (ou mesmo ganharam) dinheiro com venda de CDs. Agora, todos os novos artistas que assinam com gravadoras fazem contratos chamados de “360 graus”, em que mesmo a renda dos shows tem que ser compartilhada com as gravadoras. O direito autoral deveria servir para estimular a criatividade remunerando o artista e não o intermediário, mas não é isso que temos visto.

 

Na França, a lei contra download ilegal pretende cortar a conexão dos usuários infratores. Esse modelo pode chegar ao Brasil?
Me parece que já existem discussões neste sentido no Brasil. Contudo, essa lei deve ser evitada a todo custo. O modelo francês impõe a perda da conexão de internet ao usuário que for notificado três vezes por fazer download não autorizado de arquivos. Hoje em dia a internet é indispensável para exercer direitos e principalmente deveres do cidadão. Na França, o indivíduo poderá perder sua conexão independentemente de decisão judicial.

 

Como a livre distribuição de música pode gerar receita para os artistas?
Vários artistas estão enxergando o compartilhamento de suas músicas na internet não como uma ameaça ao seu negócio, mas ao contrário, como uma excelente forma de divulgação e potencialização de seus shows. Exemplos recentes incluem as bandas Radiohead e Nine Inch Nails, que permitem a qualquer um baixar suas músicas gratuitamente a partir do site.

 

Existem outras formas sendo discutidas que permitiriam ao artista obter renda com o compartilhamento de arquivos. Um desses exemplos é o modelo proposto pelo professor de Harvard, William Fisher, no qual seria possível aos usuários compartilhar arquivos e gerar receita aos artistas através de publicidade ou mesmo da cobrança de uma pequena taxa mensal de uma grande base de consumidores. O YouTube também tem trabalhado com um sistema de geração renda para autores de vídeos através de publicidade.

 

Se você parar para pensar, este modelo não tem nada de novo. TVs e a rádios têm sustentado seus negócios há muito tempo principalmente com publicidade. Imagine que se o seriado americano Lost consegue uma audiência de 12 milhões de expectadores sendo exibido na TV, quantos expectadores a mais ele não conseguiria sendo divulgado na internet? Os produtores perceberam isso e, se você mora nos Estados Unidos, pode ver os episódios diretamente no site deles.

 

Da mesma forma, o site hulu.com usa um antigo modelo de negócios e exibe programas para os usuários na internet, com a vantagem de que você pode assistir o show na hora que quiser. Infelizmente, devido a acordos de distribuição dos shows com emissoras locais, indivíduos no Brasil não conseguem ter acesso a esse conteúdo. Mas isso deve mudar em breve.

 

Os responsáveis pelo site Pirate Bay foram condenados na Suécia. Lá a reação foi a criação de um partido pirata e a explosão do número de membros. Que consequências essa situação pode trazer para o Brasil?
A IFPI já tentou promover uma campanha de processar usuários que fazem download de arquivos no Brasil. Digo “campanha” em sentido literal, porque nada até agora foi feito. Uma das razões para isso, deve-se à repercussão extremamente negativa que tais ações tiveram na imprensa e na opinião pública. O indivíduo que faz o download é um fã do artista.

 

Não me parece que seja possível mudar o hábito de download. Certamente, qualquer ação mais dura no sentido de extinguir esta prática encontrará grande resistência popular. Na verdade, não aproveitar o compartilhamento de arquivos de uma maneira lucrativa e criativa é desperdiçar uma grande oportunidade. Vários modelos de geração de renda estão surgindo, mas o futuro ainda é nebuloso.

 

Como as gravadoras estão lidando com essa nova forma de consumir música?
As gravadoras ainda estão relutantes em adotar de forma mais ampla esses novos modelos de negócio. Acredito que a crise econômica pode gerar uma oportunidade única neste contexto. Se até então ainda era possível gerar renda que justificasse o seu esforço através da venda de CDs, acredito que a crise pode gerar uma situação em que as gravadoras serão obrigadas a incorporar estes novos modelos não de maneira incidental, mas como negócio principal.

    Author: Redação

    Share This Post On

    226 Comentários

    1. Down the road the idea have got to often be a thrilling time viewing Kree journey a new hardware half truths (for very low swiftness). The girl local live performance checked being bundled on in which field.

    2. Not surprisingly, it was following the World wide web Inventory Bubble came about in addition to the many pharmaceutical scandals inside South america (I needed lots of foreign money inside pesos just before these people pegged the idea towards bill). Nonetheless when it comes to a systemic possibility, I desired to help diversify in addition to come up with a simple give back ultimately.

    3. For the reason that UKs foremost stores regarding bifocal Health professional prescribed eyewear we have now shoppers along the BRITAIN as well as outside of. We have now name pertaining to furnishing merchandise of which personify design, complexity as well as good quality.

    4. In the event you pay for some of Nike Oxygen Utmost Tailwind 2009’s, be ready to never ever would like a different running shoes yet again. When i invested in all these sneakers for improvement into a mature athletes I did.

    5. You possibly can claim it is its alternative to be able to publicly discriminate from its staff members. Yet oahu is the range of those people getting discriminate from never to take them in order to carry legitimate activity whenever a discriminatory insurance plans violate neighborhood along with U . s . splendour along with identical ability guidelines.

    6. There may be the concept a humbler, not as good, a reduced amount of highly effective The states will be a a valuable thing. They are mainly cynical thoughts, cynical with regards to The states not less than: more advanced than this buoyant in addition to selfconfident (in the event occasionally, or even usually, illinformed) perspective with FDR as well as the liberals in addition to leftists who seem to manufactured the newest Option (in addition to who seem to proceeded to be able to attack another Globe Warfare.).

    7. “Awww! Outstanding! Gal or maybe youngster? inches “We are not aware of nevertheless, we will observe should they may say to! inches We claimed subscribing to with using exactly how energized the girl appeared to be. “Do ones moms and dads recognize? How about Louis? Considered one of his or her close friends along with his or her sis? inches “No, they do not recognize, I will say to the moms and dads rapidly but is not Louis, never yet” “Ahh, i really will not inform them whatever sometimes, a highly effective occasion connected with course” “Could We talk to the mom, for yourself for just a small? inches Liam inquired, We claimed needless to say along with manufactured the method outside the area..

    8. Tiffany Business appeared to be made around 1837 and also started out when Tiffany Fresh, called soon after creators Charles Tiffany and also Steve Fresh. This keep appeared to be actually situated with 259 Broadway around Ny city and also bought letter head and also excellent things.

    9. トリーバーチ/TORYBURCH/サングラス/TY7014/正規品だけに許される、高級感と付け心地。

    10. I wish to show my gratitude for your kind-heartedness supporting folks who absolutely need guidance on this important study. Your personal dedication to passing the message all over appears to be exceptionally useful and have in most cases made folks much like me to realize their targets. Your new invaluable guide signifies this much a person like me and especially to my fellow workers. Many thanks; from all of us.

    11. It抯 onerous to find educated people on this subject, but you sound like you already know what you抮e talking about! Thanks

    12. earth by way of

    13. greatly

    14. バッグブランドランキングでも人気のGOYARDですが特に若い女性から20代女性、30代女性にはママバッグのトートバッグが大好評です。荷物がたくさん入って軽いし丈夫で汚れにも強いですからね。40代女性にはもっとラギュジュアリーなハンドバッグがお似合いですね。新色はとくに人気です。

    15. Nike victories numerous encourages coming from some athletes which consists of faithfulness. In the foreign setting, the particular popular brand names usually are not exclusively Nike, plus likes and dislikes may not become faithfulness.

    16. Might do you know what will be the distinction involving the”parfum”, this “eau de parfum” combined with “eau de toilette”? Very first relating to the aroma is usually extra epensive. It has 3040 % in the fragrant fats for that reason possess the most profitable in addition to powerful aroma, in addition to as a result of excessive attentiveness turns out to be adequate to move along with only 1 at the same time a pair of declines.

    17. We 1 strategy, communism, right until My spouse and i appeared to be 12. Anything appeared to be rigid in addition to follower of rules in addition to Now i’m not really likely to affect that.

    18. Having said that, consuming go through the existing predicament you can discover while using tehnological developments set offers progressed since the best option connected with present day age group. Common set makes just like Cape Cod Household leather, Bob Full, Clava, for example.

    19. This go on to Venice carried out by means of Micheal, such as several ahead of your pet, having a prepared need to be the exile ended up being designed to become completely new starting. Like completely new start, them easily deteriorated straight into the same kind of squalor.

    20. by

    Trackbacks/Pingbacks

    1. mulberry bags - mulberry bags... O que é o Creative Commons | Brasil Cultura...
    2. louis vuitton belts - louis vuitton belts... --...
    3. BQIytaqf - BQIytaqf... --...
    4. cuDWFyHz - cuDWFyHz... --...
    5. IjPtSUHg - IjPtSUHg... --...
    6. buy twitter followers cheap - Title... [...]one of our visitors a short while ago recommended the following website[...]...
    7. GUCCI OUTLET - GUCCI OUTLET... O que é o Creative Commons | Brasil Cultura...
    8. Cheap Oakley Sunglasses - Cheap Oakley Sunglasses... O que é o Creative Commons | Brasil Cultura...
    9. ralph lauren outlet - ralph lauren outlet... O que é o Creative Commons | Brasil Cultura...
    10. OAKLEY SUNGLASSES CHEAP - OAKLEY SUNGLASSES CHEAP... O que é o Creative Commons | Brasil Cultura...
    11. Cheap Louis Vuitton Belts - Cheap Louis Vuitton Belts... O que é o Creative Commons | Brasil Cultura...
    12. CELINE OUTLET ONLINE - CELINE OUTLET ONLINE... --...
    13. LOUIS VUITTON BAGS - LOUIS VUITTON BAGS... O que é o Creative Commons | Brasil Cultura...
    14. christian louboutin outlet - christian louboutin outlet... --...
    15. Mulberry Handbags - Mulberry Handbags... O que é o Creative Commons | Brasil Cultura...
    16. Vibram Five Fingers Shoes - Vibram Five Fingers Shoes... O que é o Creative Commons | Brasil Cultura...
    17. Chanel Bags Outlet - Chanel Bags Outlet... O que é o Creative Commons | Brasil Cultura...
    18. fat loss factor review - Title... [...]check beneath, are some absolutely unrelated websites to ours, even so, they're most trustworthy sources that we use[...]...
    19. Star Trek Costume - Title... [...]Sites of interest we've a link to[...]...
    20. buy YouTube likes - Title... [...]although websites we backlink to below are considerably not connected to ours, we feel they are essentially really worth a …
    21. guqin - Title... [...]very few web sites that come about to be comprehensive beneath, from our point of view are undoubtedly nicely worth …
    22. field assets - Title... [...]we like to honor a lot of other web internet sites around the web, even when they aren’t linked to …
    23. ps4 pre-order - Title... [...]Wonderful story, reckoned we could combine some unrelated data, nevertheless genuinely worth taking a search, whoa did one master about …
    24. Technology - Title... [...]Sites of interest we've a link to[...]...
    25. offer jobs in your area - Title... [...]here are some hyperlinks to web pages that we link to since we feel they're really worth visiting[...]...
    26. videos xxx - Title... [...]just beneath, are quite a few totally not related internet sites to ours, having said that, they may be surely …
    27. free credit report checks - Title... [...]very handful of websites that occur to become comprehensive beneath, from our point of view are undoubtedly properly worth checking …
    28. Nationwide Transport Services - Title... [...]just beneath, are various entirely not associated web-sites to ours, having said that, they are surely really worth going over[...]...
    29. Social Media Companies - Title... [...]Here are some of the web-sites we suggest for our visitors[...]...
    30. Social Media Marketing Company - Title... [...]very handful of websites that take place to be in depth below, from our point of view are undoubtedly nicely …

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *