Novo Programa e Estatuto já estão disponíveis em livro

pcdobbcO PCdoB, em parceria com a editora Anita Garibaldi, acaba de lançar o livreto com o Programa Socialista e o Estatuto aprovados durante o 12º Congresso do partido, realizado em novembro. Essencial para a atuação militante, a publicação tem como missão chegar ao maior número possível de membros do partido, bem como para fora das fileiras comunistas, àqueles que tenham interesse em conhecer mais o funcionamento e as linhas norteadoras da política do PCdoB.

Livreto_Programa e Estatuto

 
Para facilitar o acesso aos documentos, o livreto – de 160 páginas – será vendido por R$ 4,00 (avulso) ou, para cotas de no mínimo 50 exemplares, cada um sairá por R$ 2,40. O objetivo da direção é que os comitês estaduais e municipais adquiram suas cotas para venda ou distribuição junto aos seus filiados.

A evolução do Programa
O Programa Socialista ora publicado é o quinto do PCdoB ao longo de sua história. Outros foram aprovados em 1954, 1962, 1988 e 1995, o que, segundo a apresentação do livreto – assinada por Adalberto Monteiro, secretário de Formação – “revelam o esforço progressivo de elaboração da estratégia da revolução brasileira”.

Para ele, “apesar das insuficiências, foram positivos os textos de 1954 e 1962. Quanto ao de 1988, é perceptível o acúmulo teórico do partido e seu conhecimento sobre o Brasil. Contudo, apesar de sublinhar as transformações capitalistas ocorridas no país, ainda sustentava, equivocadamente, a validade da concepção de duas etapas estratégicas da revolução”.

Já com a Conferência de 1995, que resultou em um novo documento, o PCdoB – nas palavras do presidente Renato Rabelo – rompia “com três preceitos esquemáticos: inevitabilidade de duas etapas da revolução nos países dependentes ou semicoloniais; existência de um modelo universal (único) de socialismo; trânsito direto à construção socialista após a conquista do poder”. O resultado fazia com que o partido rompesse com o dogmatismo e amadurecesse seu pensamento programático.

Segundo Monteiro, “o 12º Congresso apurou ainda mais essa linha de pensamento estratégico. Se o programa de 1995 estava essencialmente correto, ele se equivocava, contudo, ao tentar descrever em detalhes a sociedade socialista futura, ao passo que economizava demasiadamente na descrição do caminho que poderia nos conduzir a ela”.

Por fim, conclui do dirigente, “a estratégia, para ser factível, deve estar situada na dinâmica da história brasileira e no contexto do mundo contemporâneo”. E é este o objetivo buscado pelo novo Programa.

O livreto pode ser adquirido através da página da editora Anita Garibaldi, pelo telefone                (11) 3129-3438  (11) 3129-3438         (11) 3129-3438 ou pelo e-mail laissa@anitagaribaldi.com.br.


    Author: Redação

    Share This Post On

    79 Comentários

    1. Im obliged for the article. Really Cool.

    2. I appreciate you sharing this blog article.Thanks Again. Cool.

    3. Very informative blog article. Fantastic.

    4. wow, awesome blog.Really looking forward to read more. Really Cool.

    5. Thank you for your post.Much thanks again. Cool.

    6. Really informative blog article.Really looking forward to read more.

    7. Wow, great post.Much thanks again.

    8. Awesome article.Really thank you! Keep writing.

    9. Fantastic blog post.Thanks Again. Really Cool.

    10. Really appreciate you sharing this article post.Really looking forward to read more. Will read on…

    11. Wow, great post.Really thank you!

    12. Great post.Much thanks again. Really Great.

    13. I truly appreciate this blog article.Thanks Again. Really Great.

    14. Im obliged for the blog article.Thanks Again. Cool.

    15. A highly requested article, we’ll teach you how to find a replica Balenciaga Handbags dealer you can actually trust.

    16. Muchos Gracias for your post.Really looking forward to read more. Really Cool.

    17. Awesome blog. Much obliged.

    18. Really enjoyed this blog.Really looking forward to read more. Will read on…

    19. Really informative blog.Really looking forward to read more. Really Great.

    20. Really appreciate you sharing this post.Much thanks again. Keep writing.

    21. Hey, thanks for the blog.Really thank you! Want more.

    22. Very good blog article.Really thank you! Fantastic.

    23. wow, awesome blog.Really looking forward to read more. Will read on…

    24. I cannot thank you enough for the article. Keep writing.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *