Morretes homenageia José Angeli Sobrinho

angeli

Ao final da tarde de hoje, sábado dia 3 de dezembro de 2016, será inaugurada em Morretes a rua com o nome do escritor José Angeli Sobrinho. Através da LEI Nº 2017/2016, de autoria da Vereadora Flavia Rebello Miranda, Fica denominada de Rua José Angeli Sobrinho a Rua que inicia na Rua Augusto F. Kubach nº 38 e termina na Rua Pastor Manoel Ascenção Gonçalves, no Bairro Vila Freitas, neste Município de Morretes-PR .

José Angeli Sobrinho nasceu numa vila localizada no Norte do Rio Grande do Sul, hoje Aratiba. Sexto filho de um pequeno empresário exportador de madeira, desde pequeno conviveu com uma biblioteca abastecida por livros que seu pai trazia da Argentina.

Poliglota e ainda jovem, leu os clássicos da literatura universal em edições em francês, italiano e espanhol, além do português.

Após terminar parte de seus estudos em Erechim (RS), emigrou com a família para o Paraná. Nas novas terras, conviveu com posseiros, jagunços, grileiros e agricultores que, mais tarde, se transformariam em personagens e matéria-prima de “A cidade de Alfredo Souza”.

De volta ao Rio Grande do Sul, estabeleceu-se com a família em Alegrete, onde continuou os estudos e se formou Técnico em Contabilidade. Em seguida, cursou a Faculdade de Economia até 1964.

O Zé ex-militante da VPR. era assim como os comunistas das antigas. Disciplinado, estudioso e fiel aos princípios do marxismo-leninismo. Após a saída de Luiz Carlos Prestes do PCB, o comandante Mires (era assim chamado), assim como outros militantes, ficou um bom tempo com um pé no PDT (foi da executiva estadual do PDT – Stenio Jacob, José Angeli, Jacinto Simões, Cláudio Ribeiro, Jose Carlos Mendes e João Bosco da Silveira Vidal) e outro pé no Partidão.

Depois de algum tempo preso por atividades comunistas, mudou-se para o Paraná definitivamente. Trabalhou na editora Grafipar, no jornal “Diário de Notícias”, na revista “Atenção”, em rádio e agências de publicidade.

Escritor e publicitário JOSÉ ANGELI SOBRINHO e o Jornalista e Compositor CLÁUDIO RIBEIRO

Escritor e publicitário JOSÉ ANGELI SOBRINHO e o Jornalista e Compositor CLÁUDIO RIBEIRO

Fez parte do grupo de intelectuais que se reuniam no “Bardo” do poeta Alberto Cardoso, também morretense das margens do Nhundiaquara, que depois de ter vivido por muitos anos no “exterior”, devido suas atividades de militar da Aeronáutica, fez aquilo que gostava: foi dono de um bar em que a poesia era mais importante que o dinheiro. Ali poderia se encontrar Reinoldo Atem, Bia de Luna, Paulo Leminski, Hamilton Faria, Marcos Prado, Alice Ruiz, Antonio Thadeu Wojciechowski, José Carlos Correa Leite, Adélia Maria Lopes, Raimundo Rolim, Fabio Campana, Jaques Brand, Roberto Prado, Cláudio Cambé, Batista do Pilar, Rogerio Dias, Valmor Marcelino, Cláudio Ribeiro e outros nomes importantes das artes do Paraná.

Wilson Martins definiu José Angeli como o romancista do Paraná: livro “A cidade de Alfredo Souza”, um épico sobre a luta pela terra –  “O romance de José Angeli atravessou a linha que separa a obra literária do texto simplesmente escrito, acrescentando alguma coisa ao romance brasileiro: uma soberba criação estilística, nela compreendendo o uso literário e psicológico do palavrão; uma extraordinária galeria de personagens e um tema inseparável da formação brasileira, que é a expansão do Brasil sobre si mesmo”
Aposentado, dedicou-se integralmente à literatura até seu falecimento. Escolheu Morretes que ele amava tanto para ficar para sempre. Marlene companheira de luta e vida, ao lado das filhas do casal, se sente honrada com a homenagem.

 

A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei:

Art. 1º Fica denominada de Rua José Angeli Sobrinho a Rua que inicia na Rua Augusto F. Kubach nº 38 e termina na Rua Pastor Manoel Ascenção Gonçalves, no Bairro Vila Freitas, neste Município de Morretes-PR.

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação

Paço Nhundiaquara, Morretes, 10 de agosto de 2016.

HELDER TEÓFILO DOS SANTOS
PREFEITO MUNICIPAL

(Origem Projeto de LEI Nº 2017/2016 – Poder Legislativo Municipal – Vereadora Flavia Rebello Miranda)

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *