Maximillion Weber Sociologia

 

(21 de Abril de 1864 – 14 de Junho de 1920) alemão, considerado como um dos fundadores da sociologia

 

 

Max Weber nasceu em Erfurt, Alemanha, o mais velho dos 7 filhos de Max Weber e sua mulher Helene (nome de solteira Fallenstein). Seu pai, protestante, era uma figura autocrata. Sua mãe uma calvinista arreigada. A mãe de Helene tinha sido uma huguenote francesa, cuja família fugira da perseguição em França. Ele foi, juntamente com Karl Marx, Vilfredo Pareto e Emile Durkheim, um dos modernos fundadores da sociologia. É conhecido sobretudo pelo seu trabalho sobre a sociologia da religião.

 

De importância extrema, Max Weber escreveu a Ética protestante e o espírito do Capitalismo. Este é um ensaio fundamental sobre as religiões e a afluência dos seus seguidores. Subjacente a Weber está a realidade económica da Alemanha do princípio do séc. XX.

 

Significante, também, é o ensaio de Weber sobre a política como vocação. Weber postula ali a definição de estado que se tornou essencial no pensamento da sociedade ocidental: que o estado é a entidade que possui o monopólio do uso legítimo da acção coerciva. A política deverá ser entendida como qualquer actividade em que o estado tome parte, de que resulte uma distribuição relativa da força.

 

A política obtém assim a sua base no conceito de poder e deverá ser entendida como a produção do poder. Um político não deverá ser um homem da “verdadeira ética católica” (entendida por Weber como a ética do sermão da montanha – ou seja: oferece a outra face). Um defensor de tal ética deverá ser entendido como um santo (na opinião de Weber esta visão só será recompensadora para o santo e para mais ninguém). A esfera da política não é um mundo para santos. O político deverá esposar a ética dos fins últimos e a ética da responsabilidade, e deverá possuir quer a paixão pela sua actividade como a capacidade de se distanciar dos sujeitos da sua governação (os governados).

 

Essencial na sua análise das doutrinas da fé, é a confiança na “magia” em sermões e na fé em geral. Muito resumidamente, os Protestantes tornaram-se ricos porque não têm nenhuma mão mágica que os leve para o céu. Os protestantes têm de trabalhar constantemente e de forma consistente para assegurar um lugar no céu. Pelo outro lado, os católicos invocam muitos rituais mágicos, cânticos encantados, um pouco de água, e uma reza tipo Abracadabra. E logo as almas dos crentes ficam purificadas para a ascensão ao céu.

 

Ele também é conhecido pelo seu estudo da burocratização da sociedade. No seu trabalho, Weber delineia a famosa descrição da burocratização como uma mudança da organização baseada em valores e acção (a chamada autoridade tradicional) para uma organização orientada para os objectivos e acção (chamada lega-racional). O resultado, segundo Weber, é uma “noite polar de frio glacial” na qual a crescente burocratização da vida humana a coloca numa gaiola de metal de regras e de controlo racional. Seus estudos sobre a Burocracia da Sociedade tiveram grande importância no estudo da Teoria da Burocracia, dentro do campo de estudo da Administração de Empresas

 

Max Weber morreu de pneumonia em Munique, Alemanha, a 14 de Junho de 1920.

    Author: Redação

    Share This Post On