III CEPIAL – Congresso de cultura e educação na capital paranaense

Depois de passar por Marechal Candido Rondon e Maringá, o Cepial – Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina chega a Curitiba. Em sua terceira edição, o evento ganha força e espera receber 15 mil pessoas de todo o continente latino-americano, de 15 a 20 de julho.

 

O objetivo do congresso é debater as principais questões apresentadas atualmente pela sociedade latino-americana com foco na cultura e educação. Serão realizadas atividades acadêmicas e culturais, possibilitando o encontro de instituições, ativistas e estudiosos de diferentes países.

Com a inspiração de semear novos rumos, a novidade desta edição é a criação de uma comissão permanente, responsável pela continuidade dos debates e projetos sobre a realidade latino-americana, por meio de encontros periódicos menores, sobre diversos subtemas, em vários países da região. Como explica a presidente do Congresso, Gladys de Souza, “As reflexões resultantes do III CEPIAL poderão subsidiar governos e instituições da América Latina na tomada de decisões políticas”.

Temas como Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Política e Migrações serão discutidos em mesas redondas, grupos de trabalho e palestras. Além disso, haverá apresentações de dança, mostra de filmes entre outras atrações espalhadas pela cidade. A iniciativa é da CASLA (Casa Latino-Americana), que há 27 anos promove a participação da sociedade no processo de integração da América Latina.

Já no domingo, 15 de julho de 2012 se realizará a abertura do Congresso, às 14 horas com a apresentação de uma das mais importantes manifestações culturais de América Latina; “EL CARNAVAL DE AMÉRICA LATINA”, com a participação de vários países. Justificamos este importante momento cultural fazendo as seguintes reflexões:

“O carnaval é uma expressão de raiz popular, com componentes culturais diversos, denotando características pluriétnicas tanto autóctones quanto européias e africanas que se combinam com os múltiplos fatores socioculturais das diversas regiões da América Latina.

A alegria das cores da indumentária combina-se com os diversos temas musicais e passos de dança os mais variados, bem como os instrumentos de percussão e de sopro, conforme a predominância das raízes presentes (indígenas, negras, da floresta, entre outras).

Assim, o encontro de culturas diversas da América Latina no III Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina reveste-se da maior importância para os congressistas e a população local que estarão participando daquele importante evento, entre os dias 15 e 20 de julho de 2012, nas ruas de Curitiba.

Apresentar-se-ão grupos carnavalescos e folclóricos do Uruguai, com suas comparsas, isto é, grupo de uma centena de passistas e percussionista, com influência do ritmo afro, combinando o ritmo das músicas do candombe.Bolívia, através da diablada, grupos masculinos e femininos com vestimentas típicas do altiplano boliviano, e com instrumentos de sopro e percussão representa os indígenas, povos autóctones do altiplano e dos Andes.

Chile, Venezuela e Paraguai, também se farão presentes, com Expressões típicas de seus países, com roupas e danças próprias a cada uma de suas culturas sendo recebidos por grupos carnavalescos de Curitiba.

Ao mesmo tempo em que Curitiba recepciona esses diferentes grupos étnicos e culturais, suas expressões artísticas estão revestidas da maior importância para que sejam alvo de outro tipo de aproximação entre diferentes maneiras de expressar sentimentos artísticos, próprios de cada povo”

 

As inscrições gerais para o evento custam de R$ 50 a R$ 120 e podem ser feitas a partir do dia 13 de fevereiro, no site oficial. Mais informações no

 

www.cepial.org.br 

imprensa@cepial.org.br

 

]

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *