Há 110 anos ocorria o primeiro Congresso Operário Brasileiro

aaI_COB

No dia 15 de abril de 1906, começava o primeiro Congresso Operário Brasileiro, que foi realizado até 22 de abril no Centro Galego, que ficava na rua da Constituição, no Centro do Rio de Janeiro. Participaram do encontro 43 delegados que representavam 28 sindicatos ou associações.

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

Era a primeira vez, que o operariado de vários pontos do país se reunia. Outros encontros já haviam ocorrido, desde 1892 no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e em São Paulo, mas não tiveram alcance Nacional. Já o Primeiro Congresso Operário Brasileiro, pôde apresentar resultados mais amplos.

 

Embora a maioria dos representantes defendessem o sindicalismo revolucionário, uma outra tendência chamada de “pragmática” também participou dos trabalhos, apresentando teses de colaboração entre classes e de desestímulo às greves, propostas que foram derrotadas.

 

Entre as resoluções do encontro, estava a indicação de que o operariado se organizasse em grupos de resistência econômica, colocando fora do sindicato toda e qualquer luta política. Eles também rejeitavam o assistencialismo como forma de atrair mais membros para os sindicatos.

 

O Congresso recomendou uma campanha contra a exploração de colonos pelos fazendeiros, sugerindo a formação de sindicatos de trabalhadores rurais. Eles também se posicionaram contra a exploração do trabalho feminino.

 

Aconselhava ainda que os sindicatos não criassem cargos remunerados, a menos que eles exigissem dedicação integral, e a não aceitação de títulos honoríficos pelos sindicalistas. Recomendava ainda substituir as diretorias das entidades por comissões administrativas.

 

Os participantes também aprovaram a luta imediata pela jornada diária de oito horas de trabalho. Para isso foi marcada uma greve geral que seria deflagrada a primeiro de maio de 1907. Greve que foi realizada e durou mais de 30 dias, conquistando vitórias para pedreiros, carpinteiros, sapateiros, gráficos, costureiras e metalúrgicos entre outros.

 

Outra decisão importante foi a criação da Confederação Operária Brasileira (COB) com sede no Rio de Janeiro.

História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

aaaitaipu

A Rádio Brasil Cultura tem uma programação dedicada exclusivamente a cultura brasileira e suas manifestações artísticas (poesia, literatura, cinema, artes plásticas, arquitetura, produção científica, pensamento político e econômico, historiografia e geografia etc.) e muita música popular da melhor qualidade. No ar desde 2004, uma das primeiras web rádios do Brasil. Programação mesclando música brasileira, informação, serviço, cultura e educação.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *