Guerra do Contestado será tema de Palestra na UNESPAR/FECILCAM em parceria com a FUNDACAM/Fundação Cultural de Campo Mourão

Na próxima sexta feira, 06 de julho, será realizada a palestra intitulada: “O Centenário da Guerra do Contestado”, com Romário José Borelli. A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. A região fronteiriça entre os estados do Paraná e Santa Catarina recebeu o nome de Contestado devido ao fato de que os agricultores contestaram a doação que o governo brasileiro fez aos madeireiros e à Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Como foi uma região de muitos conflitos, ficou conhecida como Contestado, por ser uma região de disputas de limites entre os dois estados brasileiros.

Romário José Borelli é dramaturgo, musicista e historiador graduado pela USP. Nascido em Porto União-SC, Borelli foi músico do Teatro de Arena nos anos 1960 e fez as seguintes peças: Arena Conta Zumbi, Arena Conta Tiradentes, Feira Paulista de Opinião, Roda Viva de Chico Buarque e foi diretor musical da Companhia Paulo Autran, na qual fez a direção musical de Morte e Vida Severina e Macbeth.

Expediente:

Dia: 06/07/2012

Horário: 20 horas

Local: Anfiteatro da UNESPAR/FECILCAM

Realização: Departamento de História UNESPAR/FECILCAM em parceria com a FUNDACAM.

 

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *