Fundação Palmares comemora 29 anos com eventos especiais

palmares

A Fundação Cultural Palmares celebrau 29 anos nesta terça-feira (22). Além de desenvolver políticas públicas para valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro, a instituição age como interlocutora dessa população com o governo.

Apesar das vitórias, a Palmares sabe que muito ainda tem de ser feito para erradicar o racismo, o preconceito e a intolerância no Brasil. Várias ações são realizadas ao longo da semana para lembrar a data e combater o racismo.

Nesta terça-feira (22), por exemplo, foi realizado o seminário Estado, Racismo e Violências, no Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB). O evento contará com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), de alunos e de universidades que implantaram o sistema de cotas, além de especialistas sobre o tema.

Na quarta-feira (23), será realizado o encontro Literatura Negra Contemporânea – Mesa de Debate com Escritores e Escritoras, no Beijódromo, no ICC Sul, na UnB. Na quinta-feira (24), será a vez do seminário Muitos Caminhos – Um Único Encontro, com a presença de diversos líderes religiosos. A ideia é mostrar que, independentemente das convicções religiosas, é possível a convivência pacífica e o respeito à diversidade.

A programação inclui ainda o I Encontro de Cineastas e Produtoras Negras, que homenageia Adélia Sampaio, primeira cineasta negra brasileira. A mostra competitiva do Encontro será na terça (22), quarta (23) e quinta (24). Os vencedores serão conhecidos na sexta (25). A programação e os horários/locais das sessões dos filmes pode ser conferida neste link.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *