“Época” de macarthismo

A revista Época, de 24 de outubro, estampa na capa um insulto infame ao Partido Comunista do Brasil, vinculando-o à prática de corrupção. Ante o estardalhaço da capa, a expectativa é de que em suas páginas houvesse fatos, provas que atestassem a demolidora acusação. Mas, quando a folheamos o que se lê é uma matéria oca, tão falsa quanto artificial. Época é reveladora da histeria macarthista presente na verdadeira “caçada” que o monopólio midiático e os reacionários empreendem contra o PCdoB desde o último 15 de outubro.

Na história brasileira toda vez que a direita recorreu ao anticomunismo, além de procurar “aniquilar” o Partido Comunista em virtude do seu crescimento ou de sua resistência à tirania, sempre usou esse ataque como estratagema para golpear governos democráticos e a própria democracia.

Uma “gota” de história basta como exemplo. Em 1947-1948 o macarthismo “tropical” comandado pelo general Dutra cassou o mandato da bancada comunista e depois o próprio registro da histórica legenda de 1922. O Partido Comunista do Brasil de então florescia, expandia-se. Em seguida, o governo do general sufocou temporariamente a onda democrática do pós-guerra e impôs um período de autoritarismo e retrocesso democrático.

Isso se repete agora. A direita reacionária recorre ao seu atávico anticomunismo para satanizar o PCdoB, justamente porque ele ganha crescente força política e social e se qualifica como um Partido revolucionário e contemporâneo. Mas, essa investida para enlamear a legenda comunista e desmoralizar o ministro Orlando Silva faz parte da tática da direita para golpear o governo da presidenta Dilma Rousseff, justamente quando ela lidera com êxito os efeitos da crise capitalista sobre o país, procurando defender a economia nacional e os direitos dos trabalhadores.

O texto da revista mais parece uma sentença lavrada por um pretenso jornalismo que se julga “togado” do que propriamente uma reportagem. Seu primeiro parágrafo, no entanto, é esclarecedor. “O Brasil sempre foi o país do futebol. Na última década, tornou-se o país do petróleo e das Olimpíadas. Nas três categorias reina um partido que saiu da clandestinidade nos anos 1980 para se acomodar no centro do projeto petista de poder”.

Fica nítido que o campo político reacionário do qual Época é instrumento não “engole” que as forças progressistas tenham chegado ao governo da República. Muito menos aceita que o PCdoB exerça responsabilidade de relevo no governo da República. Época rejeita as regras da democracia. Sua leitura macarthista da realidade não admite que o PCdoB em decorrência de sua força política e social, de sua respeitabilidade proveniente de 90 anos de história, da competência, da honestidade e do talento de seus quadros tenha um papel de destaque na vida institucional do país.

É cínico que a revista recorra a dois “cientistas políticos” tão inexpressivos quanto tacanhos para lavrar um diagnóstico de que o PCdoB teria abandonado suas convicções revolucionárias. Bem diz a sabedoria popular que “não se atira pedras em cachorro morto”. Atacam-no porque ele soube renovar-se, se colocar à altura da luta de classes que é travada na contemporaneidade. O queriam miúdo e à margem da história. Atacam-no justamente porque se fortalece armado com um Programa Socialista e uma política que respondem aos desafios do século XXI, mantendo e reavivando seus princípios e a identidade revolucionária. Se ele tivesse renegado seu compromisso com o povo, com o socialismo, é claro que não gastariam tanta munição contra ele. Aliás, a própria revista é obrigada a reconhecer a presença do Partido no movimento sindical e social como um todo, o trunfo de seu vínculo com a juventude e, ainda, sua capacidade de atrair personalidades da vida cultural do país.

A “bula” de Época, também, tenta achincalhar quadros do PCdoB. Descabela-se pela liderança que eles exercem. O ministro Orlando Silva deu uma dimensão importante a um Ministério que, praticamente, não existia. Sua atuação foi relevante para trazer a Copa e a Olimpíada para o Brasil. E a lisura com que enfrenta interesses poderosos que envolvem esses dois eventos e mesmo a cobiça pelo Ministério que cresceu com seu trabalho são motivações presentes nos ataques que ora recebe. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) com a gestão de Haroldo Lima ganhou uma vida nova. Teve atuação destacada na elaboração do marco regulatório do petróleo das camadas do Pré-Sal. Dinamizou a ANP com a atuação na área do biodiesel e dos biocombustíveis. Criou a superintendência de fiscalização que nos últimos anos reduziu muito positivamente os índices de adulteração de combustíveis. E com a realização de concursos públicos agregou talentosos recursos humanos à Agência. O deputado federal Aldo Rebelo também atacado pela revista é uma das lideranças mais respeitadas do Congresso Nacional. Diz a revista que Aldo, como relator do Código Florestal, teria se tornado um porta-voz dos ruralistas. Mentira da grossa, pois hoje ele é um político dos mais respeitados pelos os agricultores familiares, vez que defendeu os direitos dos pequenos proprietários.

O texto aproveita para jogar lama na União Nacional dos Estudantes (UNE). Tudo o que tem honra e tradição parece incomodá-la muito. Criminosamente, a revista faz ligação entre a compra da sede do PCdoB em São Paulo com a gloriosa entidade dos estudantes brasileiros. Criminosa, porque a acusação é lançada a esmo, de forma gratuita, sem nenhum indício. Contudo, o acusador é obrigado a se render à lisura da UNE: “A UNE também já foi alvo de denúncias, mas não consta que qualquer uma tenha resultado em condenação”.

Época se assemelha a certo tipo de imprensa do tempo da ditadura que disseminava o preconceito, e mesmo o ódio, contra comunistas. Bastava uma testemunha forjada ou torturada, bastava uma acusação, um “suposto” delito para se aniquilar pessoas e partidos. Hoje, determinados veículos dos monopólios midiáticos ganharam semelhança com tribunais de exceção. Sem provas, julgam, condenam, lavram sentença. E mais: se arrogam o direito de governar, de nomear e demitir.

Sexta-feira última, quando a presidenta Dilma Rousseff manteve Orlando Silva no posto de ministro do Esporte, era visível a tristeza de uma mídia que se julga “o poder dos poderes”. Dilma defendeu publicamente o PCdoB, lembrou que a democracia que o país hoje respira foi conquistada com a contribuição dos comunistas. Defendeu o ministro e sublinhou que a República da qual ela é presidente respeita e pratica a presunção da inocência. Em suma, lembrou que o país tem um governo legitimamente constituído e que a vida das pessoas e das instituições é regida pelo Estado democrático de direito.

Adalberto Monteiro, jornalista e poeta, é presidente da Fundação Maurício Grabois e editor da revista Princípios

    Author: Redação

    Share This Post On

    520 Comentários

    1. “Época” de macarthismo | Brasil Cultura

    2. “Época” de macarthismo | Brasil Cultura

    3. “Época” de macarthismo | Brasil Cultura

    4. Jonathan Trott or Craig Kieswetter plus Miroslav Klose or Lukasz Podolski He uk include appealing its cricket facet along with Southern region Africans similar to Trott plus Kieswetter plus reaped this benefits. In the same way, Gerrmany include rebuilt it has the sports facet along with nonGermans including the sharpshooting duo regarding Klose plus Podolski.

    5. I truly enjoy examining about this internet web page, it has wonderful posts.

    6. Greetings from Florida! I’m bored to tears at work so I decided to browse your blog on my iphone during lunch break. I enjoy the info you present here and can’t wait to take a look when I get home. I’m shocked at how quick your blog loaded on my phone .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, amazing site!

    7. “Época” de macarthismo | Brasil Cultura

    8. “Época” de macarthismo | Brasil Cultura

    9. sa0UWD A round of applause for your article.Really thank you! Want more.

    10. You made some decent points there. I looked on the web to find out more about the issue and found most people will go along with your views on this website.

    11. You actually make it seem so easy with your presentation but I find this matter to be actually something that I think I would never understand. It seems too complicated and very broad for me. I’m looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!

    12. Greetings! Very helpful advice in this particular post! It’s the little changes that will make the most significant changes. Thanks for sharing!

    13. Wow, amazing weblog structure! How lengthy have you ever been blogging for? you made blogging look easy. The entire glance of your site is great, let alone the content!

    14. I haven’t been interested in an article like yours in a long time. Your take on this subject pulls a lot of weight with me. Your article is very intelligent and I enjoyed reading it.

    15. nice and enough admirable content just before force me for a comment

    Trackbacks/Pingbacks

    1. louis vuitton uk - louis vuitton uk... --...
    2. Louis Vuitton Handbags On Sale - Louis Vuitton Handbags On Sale... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    3. louis vuitton wallets - louis vuitton wallets... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    4. playstation 4 - Title... [...]below you will locate the link to some websites that we believe you must visit[...]...
    5. top article - Title... [...]one of our guests not long ago proposed the following website[...]...
    6. fat burning exercises for men - Title... [...]the time to study or visit the subject material or web sites we have linked to below the[...]...
    7. bse - Title... [...]please visit the web pages we adhere to, which includes this 1, because it represents our picks through the web[...]...
    8. HzqPubdi - HzqPubdi... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    9. AUTHENTIC LOUIS VUITTON - AUTHENTIC LOUIS VUITTON... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    10. Seo - Seo... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    11. GUCCI HANDBAGS OUTLET - GUCCI HANDBAGS OUTLET... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    12. Gucci Bags Cheap - Gucci Bags Cheap... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    13. SAC LOUIS VUITTON PAS CHER - SAC LOUIS VUITTON PAS CHER... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    14. firefall - firefall... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    15. gucci outlet wallet - gucci outlet wallet... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    16. TOMS SHOES ON SALE - TOMS SHOES ON SALE... --...
    17. Mac Cosmetics - Mac Cosmetics... --...
    18. scrapebox - scrapebox... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    19. CHANEL OUTLET ONLINE STORE - CHANEL OUTLET ONLINE STORE... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    20. CHANEL BAGS - CHANEL BAGS... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    21. Mac Makeup Wholesale - Mac Makeup Wholesale... --...
    22. Tiffany Jewelry Outlet - Tiffany Jewelry Outlet... --...
    23. GSCRAPER - GSCRAPER... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    24. mulberry outlet - mulberry outlet... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    25. M·A·C COSMETICS - M·A·C COSMETICS... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    26. cheap tiffany jewelry - cheap tiffany jewelry... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    27. Toms Shoes - Toms Shoes... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    28. Sac Lancel - Sac Lancel... --...
    29. GUCCI OUTLET WALLET - GUCCI OUTLET WALLET... --...
    30. HOLLISTER OUTLET ONLINE - HOLLISTER OUTLET ONLINE... --...
    31. ralph lauren outlet - ralph lauren outlet... --...
    32. birkin de hermes - birkin de hermes... --...
    33. Peru trips - Title... [...]below you’ll uncover the link to some websites that we feel you ought to visit[...]...
    34. mini electronic cigarette - Title... [...]here are some hyperlinks to web pages that we link to simply because we feel they may be worth visiting[...]...
    35. Mulberry Handbags - Mulberry Handbags... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    36. RUNESCAPE GOLD - RUNESCAPE GOLD... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    37. Discount Oakley Sunglasses - Discount Oakley Sunglasses... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    38. sacs lancel - sacs lancel... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    39. Louis Vuitton Bags - Louis Vuitton Bags... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    40. CHEAP LOUIS VUITTON BAGS - CHEAP LOUIS VUITTON BAGS... “Época” de macarthismo | Brasil Cultura...
    41. mTHFWMtl - mTHFWMtl... --...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *