Dia dos Pais

Happy father and son enjoying themselves

Happy father and son enjoying themselves

O dia dos pais, exatamente no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto. Por isso acontece essa variação nos dias, pois, nem sempre cai no mesmo dia, ai essa variação faz com que o dia dos pais passa a ser caído em dias diferentes.

 

Dia a tradição, nos EUA, o dia dos pais é comemorado exatamente no terceiro domingo do mês de Junho. Mas já em Portugal, o grande dia dos pais é comemorado no dia 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia ela celebra o dia de São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo) e pai adotivo de Jesus Cristo.

 

A data foi criada no Brasil por Roberto Marinho que implementou com o objetivo de incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal, “O Globo”. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto. Relata-se que o publicitário Sylvio Bhering propôs a primeira celebração do Dia dos Pais no Brasil para o dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering.

A data passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1953. Várias entidades da imprensa se juntaram a fim de promover um concurso onde homenageariam três tipos de pais: o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Os vencedores foram um pai com trinta e um filhos, um pai de 16 anos e um pai com 98 anos.

 

Ao se tornar pai, o homem passa a ter responsabilidades com seus filhos, devendo sustentá-los de forma digna, dar-lhes atenção, amor, carinho e proteção.

 

Segundo a Constituição Federal do Brasil, de 1988, o pai tem direito a cinco dias de licença após o nascimento de seus filhos, onde terá tempo para auxiliar a mãe do recém-nascido e fazer o registro do mesmo, em cartório.

 

O sucesso da comemoração dessa data é muito grande, movimentando bastante o comércio, pois os filhos oferecem presentes aos seus progenitores. Neste dia, os pais recebem atenção e carinho, tornando a data um dia diferente e muito especial para todos.

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *