Começa amanhã, dia 5 de junho o III Salão do Livro Político

livropolitico

O Salão do Livro Político, organizado por um grupo de editoras independentes, chega à terceira edição. Como nos anos anteriores, a programação extensa perpassa os temas sociais e políticos mais candentes da atualidade. Da gravidade da atual crise política brasileira aos ciclos de poder na América Latina. Da resistência indígena à revolução em curso das mulheres e à questão dos refugiados. Da pertinência de falar sobre Marx e o marxismo hoje à discussão dos 100 anos da Revolução Russa e da primeira greve geral no Brasil. Da proposta de privatização de bibliotecas às perspectivas do mercado editorial. Tudo intercalado com uma diversificada programação cultural.

A Fundação Perseu Abramo participa da atividade, por meio de sua Editora, com distribuição de seus títulos durante a Feira.

Debatedores
Entre os convidados já confirmados estão intelectuais como Boaventura de Sousa Santos, Maria Rita Kehl, João Quartim de Moraes, Michael Heinrich, José Arthur Giannotti, Luiz Bernardo Pericás, Pedro Serrano, Fabio Luis Barbosa dos Santos, Pedro Fassoni, Rafael Valim, Reginaldo Nasser, Tercio Redondo, Antonio Rago Filho, Lidiane Soares Rodrigues, Osvaldo Coggiola, Amelinha Teles, Antonio Carlos Mazzeo, Soraya Misleh, Leda Paulani, Jorge Grespan, Marcelo Carcanholo, Eleutério Prado, Martín Hernandez, Rafael Zanata, Maria Cecília Oliveira Gomes, Ludmila Abilio e Flavio Wolf de Aguiar, entre outros!

Livro político
O objetivo do evento é dar mais visibilidade às obras políticas, que recebem pouca divulgação e espaço nas livrarias, e incentivar vendas e leitura desses livros, que hoje representam apenas algo em torno de 2,5% do total dos publicados no país a cada ano, considerando-se as três áreas correlatas (Sociologia, Filosofia e Economia). A ideia é ainda fortalecer as editoras independentes, que concentram as publicações do segmento, empunhando suas bandeiras, como a que defende o Projeto de Lei 49 de 2015. Conhecido como lei do preço fixo, o PL institui a política nacional de fixação do preço do livro, mas está congelado no Senado Federal.

III Salão
Esta terceira edição do Salão envolve cerca de trinta editoras, oito a mais do que em 2015, e deve atrair cerca de 2,4 mil mais visitantes. Os livros serão oferecidos com descontos de 20% a 50%.

Além das editoras, incluindo algumas universitárias, como a Educ, que integra a organização, participam do evento fundações e institutos de partidos políticos e as revistas Carta Capital, Critica Marxista, Margem Esquerda, Princípios e Marxismo Vivo.

Organização
Organizam esta edição as seguintes editoras: Editora 34, Boitempo Editorial, Alameda Editorial, Autonomia Literária, Editora Anita Garibaldi, Editora Sundermann e Educ.

Serviço
Curso livre Marx-Engels: O Capital
06/06, 14h – Estrutura da obra e método (Eleutério Prado). Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024, São Paulo, SP
07/06, 14h – Teoria do Valor (Leda Paulani). Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024, São Paulo, SP
08/06, 14h – Capital e fetichismo – historicidade, classes sociais e luta de classes (Marcelo Carcanholo). Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024, São Paulo, SP
14/06, 19h30 – Leis tendenciais – capital, acumulação e crise (Jorge Grespan). Auditório Professor Paulo Barros de Carvalho (239) PUC-SP (Rua Monte Alegre, 984, São Paulo, SP)
Inscrições pelo email cursomarxengels@gmail.com

III Salão do Livro Político
5 a 8 de junho no Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024, São Paulo)
Entrada gratuita. Confira a programação:  http://salaodolivropolitico.com.br/
Facebook: www.facebook.com/events/1900372586902945/

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *