Campanha desafia sociedade a educar sem machismo

machismo

O que você̂ pode fazer pela igualdade de gênero na infância? É a partir desse questionamento que a ONG britânica Plan International Brasil criou o #Desafio da Igualdade – campanha que pretende abrir os olhos da sociedade brasileira para os pequenos hábitos que levam ao machismo institucional e propõe uma reflexão sobre a educação que é dada às crianças sob a ótica da igualdade de gênero.

 

Menino não chora, menina não pode brincar de bola, menina tem que fazer os serviços domésticos, meninas que usam vestidos curtos não se valorizam ou facilitam o abuso.

 

Estes são apenas alguns dos tipos de frases ou pensamentos utilizados pela sociedade que, se aplicados desde a infância, geram adultos que não respeitam a igualdade de gênero e reforçam ainda mais os estereótipos.

 

No site da Campanha (desafiodaigualdade.org) estão disponíveis materiais de apoio que visam sensibilizar, inspirar e apoiar aos educadores (pais, professores, responsáveis etc) que podem contribuir, por meio da educação das crianças, com a mudança de pensamento e atitude da sociedade brasileira em relação às desigualdades de gênero no futuro.

 

São vídeos, documentários e webséries disponíveis para download gratuitos e que podem ser utilizados, inclusive, como proposta de atividades em sala de aula pelos professores. Tudo foi cuidadosamente idealizado para tornar o processo de educação mais acessível e interessante, principalmente para as crianças aprenderem sobre igualdade de gênero.

 

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *