Cidade de São Paulo comemora 458 anos

A cidade que nunca para, comemora nesta quarta-feira o aniversário de 458 anos. Sua fundação, em 25 de janeiro de 1554, veio após a escalada de um grupo de padres da Companhia de Jesus, da qual faziam parte José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, pela serra do mar até o planalto de Piratininga.

Na região, eles encontraram “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra sadia, fresca e de boas águas”, segundo eles mesmos. Do ponto de vista da segurança, a localização topográfica era perfeita, pois situava-se numa colina alta e plana, cercada por dois rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú.

Foi aí que o Colégio dos Jesuítas foi fundado e, ao seu redor, começou a construção das primeiras casas do povoado.

Quatrocentos e cinquenta e oito anos depois, São Paulo tornou-se a capital de todos os povos, todas as raças e todos os sotaques. Os problemas, como os de qualquer cidade que cresce rapidamente, são muitos. O trânsito, as enchentes e a violência ainda são os pesadelos dos que vivem aqui.

Atualmente, mais de 19 milhões vivem na capital. E cidade que não dorme é também um caldeirão que transborda cultura. Nesta quarta-feira, a programação cultural em homenagem ao aniversário será ampla.

Os monumentos

A capital paulista também é conhecida por diveros símbolos e verdadeiros cartões-postais. Os prédios altos, arranha-céus, a arquitetura das estações de trem, os museus e parques fazem da grande metrópole um lugar especial.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *