Barcos do Brasil

 

 

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança nesta quarta-feira, 22 de outubro, em Brasília, o Projeto Barcos do Brasil, que visa a preservação e a valorização das embarcações tradicionais brasileiras.

Para assinalar o lançamento da iniciativa, às 18h30, na Esplanada dos Ministérios, será inaugurada a mostra Barcos do Brasil, integrando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008, que vem sendo realizada em diversas cidades do país.

Patrimônio Naval

O Brasil possui uma diversificada tradição naval que remonta a época das grandes navegações portuguesas, mas que também conta com contribuições de outras culturas – mediterrâneas, ibéricas, norte-européias, africanas, asiáticas e americanas -, cresce com a multiplicidade étnica e se diversifica pela variedade de ambientes geográficos litorâneos, lacustres e fluviais do território nacional.

Devido a essa diversidade, o patrimônio naval brasileiro caracteriza-se por ter embarcações representativas das paisagens das regiões e estados como, por exemplo, a jangada do Nordeste e o saveiro da Bahia. Além do significado para a cultura do país, também deve ser destacada a importância desse setor para o desenvolvimento sócio-econômico, tanto na indústria pesqueira como no transporte de cargas e passageiros.

Dentre as ações propostas para o Projeto Barcos do Brasil estão o inventário e o diagnóstico do patrimônio naval brasileiro; o monitoramento e a conservação das principais embarcações; a construção de barcos tradicionais em locais públicos; o desenvolvimento de programas para conservação e manutenção dos barcos tradicionais; e a criação de unidades regionais do Museu Nacional do Mar (São Francisco do Sul/SC).

Leia mais: Iphan lança projeto Barcos do Brasil. [ http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=14120&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia ]

    Author: Redação

    Share This Post On