Zilka Salaberry Morre.saudades de Dona Benta!

Zilka Salaberry

 

Morreu na madrugada desta quinta-feira no Rio de Janeiro a atriz Zilka Salaberry, de 87 anos. Ela estava hospitalizada desde o dia 15 de fevereiro e sofria de insuficiência renal, infecção urinária e desidratação.

 

Apesar de ser formada em economia, a carioca Zilka Salaberry de Carvalho exerceu a profissão por apenas quatro dias. Bisneta, neta e filha de atores, acabou preferindo os palcos. Sua estréia na TV foi em 1967, na novela “A rainha louca”. Depois disso, trabalhou em várias novelas, minisséries e filmes.

 

Interpretando a inesquecível Dona Benta, personagem criada por Monteiro Lobato e materializada no “Sítio do Picapau Amarelo” Zilka conquistou o carinho das crianças de todo o país. Ela participou todos os episódios dos onze anos que durou a primeira versão da série infantil.

 

Zilka trabalhou, ainda, nas novelas “Irmãos Coragem”, O casarão” e “O bem-amado”. Seu último papel na TV foi em 2002, na novela “Esperança”, de Benedito Ruy Barbosa.

 

 

 

 

 

 

 

Dona Benta Encerrabodes de Oliveira, uma grande mestra na geografia. Essa senhora com cerca de 60 anos é dona do Sítio do Picapau Amarelo, um lugar muito bonito, com uma casa grande, muito antiga onde tudo é muito amplo e fresco. Ela mora aí com a Tia Nastácia, que cuida da cozinha e da limpeza da casa e sua neta Lúcia, que todo mundo conhece como Narizinho. Pedrinho, outro neto de Dona Benta, não troca o sítio por nenhum outro lugar do mundo para passar suas férias. Nesse sítio acontecem as coisas mais incríveis. Até petróleo encontraram. Furaram um poço com uma produção de 500 barris por dia. Com isso, de uma hora, para outra Dona Benta que era pobre virou rica.

    Author: Redação

    Share This Post On