VIVALEITURA 2

 

 

 

 

 

Estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências de promoção da leitura. É essa a idéia central do Prêmio VIVALEITURA, iniciativa do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI.

Para a OEI e seus parceiros, o prêmio é também uma forma de contribuir para a redução do analfabetismo funcional no Brasil, que tem, entre uma de suas causas, os baixos índices de leitura. Para se ter uma idéia, enquanto a média de leitura de livros na França é de 7 por ano por cada habitante; nos Estados Unidos, de 5, 1; na Colômbia, de 2,4; no Brasil, essa média cai para 1,8 livros lidos por ano por cada habitante.

O Prêmio VIVALEITURA premiará projetos nas categorias Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas; e Privadas e Pessoas Físicas, Universidades e Instituições da sociedade que desenvolvam trabalhos na área de leitura.. Em cada categoria, os vencedores receberão prêmio de R$ 25 mil.

Entre os critérios de avaliação da comissão julgadora estão: a originalidade do projeto, o impacto dele na construção da cidadania, os recursos utilizados, a pertinência e a abrangência da ação na comunidade, a duração e os resultados alcançados.

As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas até o próximo dia 15 de junho via internet, pelo site www.premiovivaleitura.org.br, ou pelo envio de carta registrada, com aviso de recebimento, enviada ao endereço abaixo. Cada participante, pessoa física ou jurídica, pode concorrer com até três trabalhos.

PRÊMIO VIVALEITURA 2006
Caixa Postal 710377
São Paulo – SP
CEP 03410-970

    Author: Redação

    Share This Post On