Viva o Verão está chegando

 

Ricardo Gomyde

 

 

As atividades esportivas e recreativas da Paraná Esporte através da Diretoria de Lazer no projeto Viva o Verão do Governo do Estado no litoral começam dia 2 de janeiro e vão até 8 de fevereiro DE 2009.

Nesse período, menos às segundas-feiras, os veranistas de todas as idades terão muitas atrações para não deixar o corpo e a mente parados.
Os veranistas também poderão cuidar da saúde, com avaliação física e prescrição quanto a alimentação e atividades. Além do esporte, encontrarão arte e ciência além da Linha do Tempo Livre, um projeto itinerante, que levará aos municípios do litoral, teatro, cinema e oficinas de recreação.
Quanto ao esporte e lazer no litoral, “as atividades estarão concentradas nas quatro principais arenas (postos fixos), em Shangrilá, Ipanema, Caiobá e Guaratuba, e nos postos litoral municípios, em Guaraqueçaba, Antonina, Morretes e Paranaguá além de contemplar os postos avançados em Praia de Leste (Pontal do Paraná), Ipacaraí (Matinhos) e Nereidas (Guaratuba)”, explica o Diretor de Lazer da Paraná Esportes, Cláudio Ribeiro.
Nos cinco finais de semanas desse período haverá uma programação de eventos especiais, com a realização de competições em diversas modalidades, entre elas o surfe, vôlei de areia, futevôlei, handebol de areia, bodyboard, pesca e natação.

“Este ano, temos uma grande ampliação das atividades e ações, o que imaginamos que poderá trazer muita diversão, alegria, cultura e esporte. Esse é um programa que vem crescendo a cada ano e que, além das tradicionais atividades esportivas e de lazer, passa a contar com atividades culturais, de saberes e artísticas para a população que escolheu o litoral do Estado para passar seu período de descanso”, salienta o Presidente da Paraná Esporte Ricardo Gomyde.

Programa de ações comunitárias

Serão realizadas ações comunitárias especiais sob a coordenação técnica de equipes de outras Secretarias de Estado ou das Prefeituras Municipais, compondo o programa de atividades comunitárias:

  • Serviço de informações turísticas

  • Distribuição de sacos de lixo na praia

  • Atividades ecológicas

  • Educação ambiental

  • Informações

Eventos esportivos especiais

Nos finais de semana, nos mais diferentes pontos do litoral serão realizadas inúmeras atividades esportivas de maior impacto, envolvendo atletas e comunidade em festivais, gincanas, competições, e atividades de natureza diversa, compondo um rico e divertido calendário de eventos esportivos do verão 2009.

– Festival de Vôlei de Praia

  • Festival de Fut-Vôlei

  • Travessia a Nado de Guaratuba

  • Hand Beach

  • Gincanas

  • Caça ao Tesouro

  • Festival de Surf

  • Body-Board

Elenco de atividades esportivas diárias

  • Ginástica

  • Recreação (todas as faixas etárias)

  • Escolhinhas esportivas: diversas modalidades

  • Atividades esportivas: vôlei, futebol, mini-futebol, voleibol, peteca…

  • Torneios esportivos

  • Jogos recreativos: brincadeiras infantis, brincadeiras com a terceira idade, envolvimento das famílias

  • Gincanas

  • Empréstimo de material esportivo e recreativo: bolas de futebol, bolas de voleibol, peteca, freesbe, frecobol, bete-ombro, bolas de borracha, bambolê.

  • Orientação e promoção de atividades físicas: caminhadas, hidroginástica

  • Avaliação física personalizada

  • Atividades artísticas de pintura e penteado

Programação itinerante

“Linha do Tempo Livre”

É um projeto de um ônibus que integra as ações do Viva o Verão, de caráter itinerante, na perspectiva da diversificação de atividades formativas e informativas do tempo livre, propõe a realização de atividades artísticas assistindo as comunidades carentes da Região Litorânea do Estado do Paraná, durante a
O projeto percorrerá o interior dos Municípios do Litoral oferecendo
gratuitamente a comunidade oficinas e apresentações cênicas e musicais.

Na sua estrutura geral é uma forma de manifestação artística diferenciada, pois reúne características específicas de uma concepção cênica moderna, coloquial, dinâmica e pedagógica, onde a narrativa expressa a conscientização do homem na busca do seus valores e na preservação do meio ambiente, com o aproveitamento dos recursos naturais.

As Inserções Artísticas proporcionam uma nova prática aos assistidos
sendo pioneira no atendimento interativo complementar. Constitui-se num
todo, um laboratório de aprendizado reforçando o talento de cada um onde
beneficiados tem acesso a diversas linguagens artísticas.


Promoção

Uma equipe de promoção, vai divulgar os eventos num caminhão de som em todos os balneários, levando também algumas brincadeiras.

Abertura no litoral
Na sexta-feira (02/01/2009), a Paraná Esporte fará um show de abertura, no palco da arena de Caiobá, com grupos musicais.
Uma programação especial também está prevista para o encerramento, dia 8 de fevereiro, com um desfile animado pelo caminhão de som, saindo de Guaratuba, passando pelos postos de Caiobá, Ipanema e finalizando em Shangrilá.

 

Interior
Já nos balneários da costa oeste, formados pela represa de Itaipu, as atrações para os veranistas nas férias escolares são de responsabilidade das prefeituras, com o apoio da Paraná Esporte. Na costa oeste também participam a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.
São 11 os municípios contemplados com a programação do Viva o Verão: São Miguel do Iguaçu, Santa Helena, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha, Medianeira, Missal, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Diamante do Norte e Guaíra.
Na programação da costa oeste que acontece nos finais de semana da temporada, atividades de palco, lazer, recreação, avaliação física e campeonatos regionais de vôlei, handebol e futevôlei.

    Author: Redação

    Share This Post On