Valores de Minas

 

Aécio Neves

Arte para jovens de 14 a 24 anos de baixa renda. Esse é o objetivo da segunda edição do programa Valores de Minas, lançada ontem pelo governador Aécio Neves. O projeto atende nesta etapa a cerca de 500 crianças e adolescentes de escolas públicas estaduais de Belo Horizonte e região, e funciona através de uma parceria do Governo do Estado com o Serviço de Assistência Social de Minas Gerais (Servas).

Para participar do Valores de Minas, os estudantes recebem um kit com todo o material artístico que será utilizado, inclusive com mochilas. Como ajuda de custo, ganham vale-transporte, alimentação, uniforme e todo o material didático. As refeições serão precedidas por informações relativas a hábitos alimentares sadios, valor nutricional, origem e propriedades dos alimentos, sob orientação de uma nutricionista.

Além disso, é preciso muita dedicação e disciplina: as atividades ocorrem quatro vezes por semana, durante três horas e meia, a cada dia. São oficinas de arte e criação que incluem trabalhos com teatro, circo, dança, música, artes plásticas e aulas teóricas sobre História da Arte, Literatura, Cidadania e Ética. Os jovens que participaram do programa no ano anterior ficaram satisfeitos com a iniciativa e essa foi uma das principais razões para o lançamento da nova edição.

O Valores de Minas será desenvolvido em dois módulos. No primeiro, serão privilegiados os conteúdos e as ações que permitirão uma sondagem mais ampla das potencialidades dos alunos. O segundo módulo enfatizará as técnicas e os fundamentos da criação artística e da sua aplicação na realização e na produção de espetáculos, eventos culturais e intervenções na vida cultural das comunidades.

Durante a solenidade, realizada ontem pela amanhã, no Galpão Valores de Minas, no Centro de Belo Horizonte, foi apresentado um trecho do espetáculo Delírio Barroco, resultado do trabalho dos jovens que participaram o Valores de Minas em 2005. Nós estamos dando oportunidade para boa parte dos jovens da capital e da Região Metropolitana (RMBH). No futuro, espero que essa iniciativa atinja todo o Estado. Quero que esses jovens possam, através da arte, através de seu talento, ter oportunidades de inserção na nossa sociedade , disse o governador Aécio Neves.

De acordo com a presidente do Servas, Andréa Neves, o Valores de Minas pretende propiciar condições de inserção de jovens em outros espaços de crescimento, ao estimular as manifestações criativas e um olhar mais crítico no cenário cultural, como instrumento de compreensão do mundo. Além disso, pretende abrir o horizonte para um olhar diferente, com experiências que fujam ao cotidiano e que abram novas oportunidades.

    Author: Redação

    Share This Post On