Umuara Recebe em Festa o FERA

 

 

“O Fera tem o objetivo de despertar o interesse do aluno pela cultura e pelas artes. Estamos trabalhando com atividades integradoras como o esporte, a ciência e as artes”, disse o secretário. Segundo ele, o Festival está se integrando ao calendário escolar. “Faço minhas as palavras de um oficineiro do Festival, que acredita que o Fera não é mais um programa e sim um processo. Estamos fazendo de tudo para que o Festival crie raízes e, a partir deste ponto, que os conteúdos façam parte do cotidiano dos alunos na escola”, disse.

 

Segundo Mauricio, o Fera representa uma das ações do Governo do Estado em prol da Educação. “Este é um dos projetos educacionais mais importantes. Representa, para nós, o reencontro da educação com a cultura e a arte”, disse. Para o prefeito de Umuarama, Luiz Renato Ribeiro Azevedo, disseminar cultura é algo muito importante. “O Fera, além de transmitir cultura, é um programa muito importante pela ótica da integração. São cinco mil alunos, de 40 diferentes municípios que estão interagindo entre eles”, comentou.

 

Azevedo afirmou que o município aprova a realização do Fera em Umuarama. “Para nós, é um grande privilégio sediar o Festival pela segunda vez. Ainda mais no mês em que nosso município comemora 50 anos”, afirmou.

 

De acordo com a coordenadora do Fera, Alexandra Gil, o Festival conseguiu fortalecer o ensino, tanto no âmbito das atividades curriculares quanto extracurriculares. “Esse é um marco que tem uma grande relevância na formação dos professores e dos alunos”, disse.

 

Tema – Segundo Alexandra, este ano o tema central é a cultura brasileira. Durante o Festival, serão realizadas oficinas de educação e arte, voltadas prioritariamente aos estudantes, mas também com a participação de professores. “Estamos utilizando a cultura brasileira para valorizar a nossa história, com isso estamos homenageando alguns expoentes paranaenses como Helena Kolody, Odelair Rodrigues, Brasílio Itiberê, entre outros”, contou.

 

Estão envolvidos nesta etapa 40 municípios pertencentes aos núcleos regionais de Umuarama, Cianorte e Goioerê com a finalidade de estimular experiências nas diversas áreas e linguagens artísticas, desenvolvendo a interdisciplinaridade, trabalhando o conhecimento, a arte e a cultura. No festival participam alunos da educação especial, educação no campo, ensino profissionalizante e de comunidades indígenas.

    Author: Redação

    Share This Post On