“SEXO” LIVRO FALA DO ASSUNTO COM BOM HUMOR

 

‘SEXO’

 

 

“SEXO” LIVRO FALA DO ASSUNTO COM BOM HUMOR

Sexo: tudo que ninguém fala sobre o tema Livro de Gaiarsa fala do tema com bom humor e revela o quanto somos mal informados e ainda temos de aprender para ter relações verdadeiramente prazerosas.

Tudo que o terapeuta José Ângelo Gaiarsa pesquisou, viveu, pensou e ensinou sobre sexualidade humana — ao longo dos seus mais de 50 anos de atividade profissional — está no livro “Sexo: tudo que ninguém fala sobre o tema”, editado pela Ágora. Nessa obra histórica, Gaiarsa fala do tema com bom humor, revelando aquilo que as pessoas sentem, pensam e imaginam.

Palavras que, em geral, não são ditas, já que a educação sexual ficou relegada à forma impessoal com a qual a televisão, as escolas e a família lidam com o assunto. Eterno apaixonado pela vida, aos 84 anos, Gaiarsa prega um conceito simples, mas que muita gente ignora: o sexo não tem a ver só com os órgãos sexuais, tem a ver com o corpo e com o mundo em que se vive. Em suma, a relação sexual não existe se não houver relação pessoal.

Por isso, diz Gaiarsa, um dos principais objetivos do livro é tornar as pessoas mais verdadeiras em tudo o que se refere ao sexo, seja com o eventual parceiro ou parceira, seja nas declarações públicas. “Com sinceridade, as pessoas têm de dizer: ‘sinto assim, faço assim, gosto assim, não sei se gosto sempre da mesma forma, da mesma pessoa, de uma só pessoa, se amo o tempo todo ou para sempre’”, diz o terapeuta.

Para expor seus pensamentos, Gaiarsa não se furtou inclusive a contar a trajetória da própria vida sexual, nem sempre glamorosa. “A sexualidade não-falada ou malfalada na família e em público deformou minha personalidade e minha sexualidade, exigindo depois anos e anos de busca, de medo, de culpa, de vergonha, de frustração e de depressão”. Nesse modelo e exemplo, garante o terapeuta, o leitor encontrará muito de si mesmo.

“A sexualidade é a melhor escola social de hipocrisia, de mentiras e de omissões, todas apreendidas em família, segundo nossas sagradas tradições. A família começa mostrando-se indignada quando se diz que a mãe não tem genitais em um mundo no qual o pior xingamento coletivo é dizer que a mãe de alguém tem — e usa! Portanto, não sabemos sequer de onde viemos…”

Gaiarsa lembra que sem o corpo o amor é uma abstração. “Filio-me decididamente aos que acreditam que o amor verdadeiro tem de vir de baixo para cima e não o contrário. De baixo para cima quer dizer do sexo, profundamente experimentado, do erótico (da pele, do contato físico), dos movimentos (da dança que nos anima) subindo então — e depois — até o cérebro, aquecendo o coração no caminho….”, afirma em um dos trechos do livro.

Outro motivo que levou o terapeuta a escrever o livro foi a disseminação da Aids. Segundo ele, foi preciso aparecer uma ameaça mundial e mortal para que as sociedades começassem a reconhecer publicamente que a sexualidade existe. “No entanto, a mídia mundial repete incansavelmente o refrão “de que não existe mais repressão sexual”. Comentarei esse refrão em vários trechos do livro, apontando como a repressão continua a existir e quais as suas formas “modernas”. Aliás, nem tão modernas”.

O autor:

Com mais de 25 livros editados, o médico e escritor José Ângelo Gaiarsa é conhecido pelas suas posições polêmicas. Paulista de Santo André, formado pela Faculdade de Medicina da USP (1946), ele é um dos mais respeitados psiquiatras de São Paulo. Palestrante de sucesso, Gaiarsa apresentou durante anos o quadro Quebra-Cabeça do programa Dia Dia, transmitido da TV Bandeirantes, abordando temas como família, sexualidade e relacionamentos amorosos.

……….

Serviço:

Livro Sexo: tudo que ninguém fala sobre o tema

Autor: José Ângelo Gaiarsa

Editora: Ágora

Preço: R$ 47,90

Páginas: 288 págs.

Atendimento ao Consumidor: 11-3865-9890

 

 

 

    Author: Redação

    Share This Post On