Santa Catarina ganha Rede de Integração Cultural

 

 

 

 

 

Integrando-se à proposta do Sistema Nacional de Cultura (SNC) de estabelecer uma política de gestão cultural compartilhada e descentralizada, o estado de Santa Catarina criou a Rede de Integração Cultural (RIC – SC). O Ministério da Cultura, representado pelo gerente de Planejamento e Informação da Secretaria de Articulação Institucional, Gustavo Gazzinelli, participou no dia 18 de maio, de um seminário no município catarinense de Joaçaba, onde foi debatido a implantação da rede e as propostas do SNC.

 

Resultado da articulação da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, a RIC- SC será um canal de conexão entre o estado e os municípios, para atender às demandas regionais e locais na área da cultura. O projeto pretende, sobretudo, estabelecer um intercâmbio de iniciativas, propostas políticas, projetos, divulgação e difusão de eventos.

 

A cooperação e articulação da cadeia produtiva regional, envolvendo agentes culturais, artistas, estudantes, lideranças comunitárias, intelectuais, gestores públicos é, também, uma das metas da rede.

 

Para Pedro Alípio Nunes, o responsável pela gestão estratégica da RIC, a filosofia do trabalho também resultará num mapeamento da produção cultural catarinense. Alípio diz que o seminário atende a reivindicação apontada nas conferências regionais de cultura, realizadas em 2005, de um mecanismo de informação para facilitar a montagem de estruturas adequadas às necessidades das prefeituras interessadas em se ajustar ao Plano Nacional de Cultura.

 

Segundo Gustavo Gazzinelli, a iniciativa catarinense sai na frente com a proposta de uma rede que tem como um dos objetivos criar sistemas municipais de Cultura. “Teremos um animador em Santa Catarina para reforçar o projeto do SNC, que se baseia principalmente na instituição de sistemas municipais ou regionais de cultura. “

 

Até o final de maio, serão realizados seminários em dezesseis municípios, com o propósito de avaliar, recuperar e valorizar o potencial cultural de Santa Catarina.

 

Santa Catarina no SNC

De acordo com o Ministério da Cultura, dos 293 municípios catarinenses , 173 aderiram ao SNC, o que representa um percentual de 58,7%, o mais alto da região Sul do país.

    Author: Redação

    Share This Post On