Samba de Roda no Recôncavo Baiano

 

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, estará em Salvador, nesta segunda-feira, para o lançamento do Selo do Samba de Roda do Recôncavo Baiano e a diplomação do Ofício da Baiana do Acarajé como Bem Cultural Comemorativo e Natureza Imaterial. As iniciativas se inserem nas linhas de ação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Fruto de uma parceria com o Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o Selo é um dos resultados do reconhecimento do Samba de Roda no Recôncavo Baiano como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, realizado no ano passado pelo MinC.

Também em 2004, o ministro Gil e o presidente Lula lançaram a candidatura dessa manifestação cultural baiana como Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de dar visibilidade às experiências de salvaguarda do patrimônio imaterial, desenvolvidas em vários países.

Durante a cerimônia, o Iphan oficializa o Registro do Ofício das Baianas de Acarajé no Livro dos Saberes, que foi aprovado em dezembro do ano passado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O ministro Gil e Antônio Augusto Arantes, presidente do Iphan, vão diplomar todos saberes e fazeres tradicionais aplicados na produção e comercialização das chamadas comidas de baiana, feitas com dendê, com destaque para o acarajé. A partir de agora, a cultura e a tradição das Baianas de Acarajé se tornam patrimônio cultural do país, de acordo com informações do MinC.

O evento, que começa às 17h, na Casa Berquó, que fica na Rua Visconde de Itaparica, Centro – Barroquinha), também contará com a presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e do presidente da ECT, Jânio Cezar Pohren, além de dezenas de baianas que farão uma apresentação, mostrando a força e a beleza de sua tradição.

O Samba de Roda no Recôncavo Baiano é uma expressão musical, coreográfica e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Presente em todo o estado da Bahia, ele é especialmente forte e mais conhecido na região do Recôncavo.

    Author: Redação

    Share This Post On