Romance de Graciliano Ramos: Vertentes

 

 

 

 

O Romance de Graciliano Ramos: Vertentes é o nome do ciclo que o CCBB – RJ (Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro) realiza nas quartas-feiras do mês de agosto, às 18h30. A série de cinco conferências proferidas pelo professor José Maurício Gomes de Almeida tem por objetivo servir de guia e orientar a leitura tanto de quem conhece os romances como de quem quer iniciar-se na literatura do autor. As inscrições estão abertas.

 

 

‘A grande maioria dos interessados na ficção do escritor alagoano não tem oportunidade de receber orientação específica ao tentarem percorrer, como leitores, território tão rico e complexo. A proposta do presente curso é justamente suprir tais carências, mapeando os caminhos, esclarecendo dúvidas, definindo, em suma, os principais temas e problemas abordados pelo autor em seus romances’, afirma José Maurício, que é professor de Literatura Brasileira da UFRJ.

 

 

Um dos maiores ícones da geração de 30 e herdeiro da realidade sofrida de terras castigadas pela falta d’água, o alagoano Graciliano (1892-1953) destacou-se pelos enredos que dão conta das injustiças sociais e, também, pelo estilo próprio, de linguagem seca e concisa.

 

 

As palestras do ciclo Vertentes terão os seguintes temas: Graciliano Ramos e a Geração de 30 (amanhã), A Formação do Romancista(10/08), São Bernardo(17/08), Angústia (24/08) e Vidas Secas(31/08).

 

 

Esta é a terceira edição de uma bem-sucedida série de palestras que já tiveram como enfoque Guimarães Rosa (2003) e Euclides da Cunha (2004), ambas dadas também pelo professor.

 

 

As inscrições são feitas no Balcão de Informações do CCBB que fica na Avenida Primeiro de Março 66, no Centro do Rio. Maiores informações pelo telefone (0xx21) 3808.2020.

 

 

 

 

 

 

    Author: Redação

    Share This Post On