“Revelando os Brasis Ano II”.

 

O MinC (Ministério da Cultura) divulgou a lista com os 40 selecionados para o “Revelando os Brasis Ano II”. Parceria entre a Secretaria do Audiovisual e o Instituto Marlin Azul, o projeto, que estimula a inclusão e a formação audiovisuais em municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, realizou 40 vídeos digitais em sua primeira edição. Em 2006, novos vídeos serão produzidos a partir das histórias selecionadas.

Vinte e dois Estados têm municípios representados na segunda edição do projeto. Minas Gerais é o que mais teve histórias selecionadas (cinco). A Bahia vem em segundo lugar, com quatro histórias, seguida de Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul, com três histórias cada; Alagoas, Mato Grosso, Pará, Santa Catarina e São Paulo, com duas histórias; e Acre, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, com uma história cada.

A comissão de seleção teve a tarefa de escolher, entre as histórias recebidas, aquelas que serão transformadas em vídeos pelos próprios autores. Os documentários e as ficções deverão ter no máximo 15 minutos de duração. O projeto recebeu 870 inscrições, número que dobrou em relação à primeira edição (dos textos recebidos em 2004, 417 foram avaliados pela comissão de seleção).

Entre os dias 19 e 30 de junho, todos os autores selecionados estarão no Rio de Janeiro para os cursos preparatórios de roteiro, direção, produção, operação de câmera, som e edição, direção de arte, história do cinema e linguagem audiovisual, mobilização e direitos autorais. Depois, eles retornarão a suas cidades para dar início à realização dos vídeos.

    Author: Redação

    Share This Post On