Reunião com Secretários de Cultura

 


 

A regionalização dos programas do Ministério da Cultura e a integração das políticas culturais dos estados, com o governo federal, foram os principais temas do encontro entre o ministro Gilberto Gil e seus assessores, com os secretários e dirigentes estaduais de cultura do Nordeste, realizado quinta-feira, dia 8 de fevereiro, em Recife.

O ministro aproveitou a participação na Feira de Música Brasil, que está acontecendo na cidade, entre os dias 7 e 11 de fevereiro, para trocar idéias com os secretários.

Novas Parcerias para o Cultura Viva e DOCTV

Entre as propostas de integração, foi discutida a possibilidade de transformar os próximos editais de seleção dos Pontos de Cultura, do Programa Cultura Viva do MinC, em editais estaduais. O investimento nos projetos seria dividido em 50% para cada uma das partes. Desde a criação em 2004, o Cultura Viva já lançou 4 editais, contemplando mais de 500 Pontos de Cultura, em todo o país.

O Programa DOCTV, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV), em conjunto com a Fundação Padre Anchieta e a Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), também foi alvo das discussões. A proposta do MinC foi a de incluir as secretarias estaduais de Cultura, como novas parceiras do programa.

O ministro Gilberto Gil propôs a criação de um Fórum Virtual de Discussão, entre as secretarias de Cultura do Nordeste e a representação do MinC na região, para agilizar o debate em torno da integração das políticas culturais. Mais tarde o fórum poderá ser estendido para o site nacional do Ministério da Cultura, quando a idéia for estendida aos demais estados do país.

Agenda com Autoridades Locais

Na quarta-feira, dia 7 de fevereiro, o ministro recebeu o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e mais tarde, o prefeito de Aracajú, Edivaldo Nogueira, no estande do Bndes, na Feira de Música Brasil. Na ocasião, o ministro apresentou as propostas de regionalização dos projetos culturais do ministério.

    Author: Redação

    Share This Post On