Projeto Independência ou Sorte

 

O Projeto Independência ou Sorte vem para afirmar ainda mais o movimento da música independente no Brasil. O número de compositores brasileiros de alta qualidade que não estão vinculados à indústria fonográfica vem crescendo a cada dia. Além disso, vários artistas já consagrados, como Lobão, estão migrando para um circuito conhecido no meio Rock N’ Roll como Faça Você Mesmo.

Muitos dos artistas da nova geração de compositores brasileiros optaram pelo Cenário Independente, entendendo que a indústria fonográfica visa o lucro imediato e também que ela está perdendo o “monopólio” das grandes produções de discos. Hoje em dia há várias alternativas para produções de qualidade a um preço muito mais acessível do que há alguns anos atrás.

INDEPENDÊNCIA OU SORTE é um nome que traduz toda essa nova filosofia de trabalho dos músicos brasileiros. O projeto também representa o grande intercâmbio que vem ocorrendo entre esses artistas, de várias partes do país, de norte a sul. A idéia fundamental é trazer esse intercâmbio de composições, idéias, concepções e até de distribuição dos discos ao conhecimento do público através de eventos, como shows, workshops e debates, em várias cidades do Brasil. Os primeiros eventos vão ocorrer no mês de maio em Curitiba, se estendo até o final do ano também a Belo Horizonte em uma primeira etapa.

INDEPENDÊNCIA OU SORTE já é um movimento dentro da nova geração da música brasileira que não enfrenta nenhuma restrição geográfica e agora vem a público, para que este e os próprios artistas se conheçam ainda mais, mostrando a riqueza musical que também existe fora do eixo e do mercado imposto pelas grandes gravadoras.

Como idealizadores do projeto, Téo Ruiz, Estrela Leminski e Makely Ka trazem uma amostra desse intercâmbio, com várias músicas em parcerias e outros projetos. Os trabalhos do trio vão desde a poesia até a música. Makely Ka lançou livro “Ego Excêntrico” e o disco “A Outra Cidade”, este em parceria com outros dois compositores mineiros, no ano de 2003, além do grupo A Danaide, com Maísa Moura, e seu trabalho solo. Téo Ruiz e Estrela Leminski são compositores e idealizadores do grupo Casca de Nós que lançou o EP “Música Própria Brasileira” em 2003, e também são poetas. E

 

 

 

projeto Cru – DIA 29/05/04 (Curitiba)

Apresentação-Abertura

(Estrela Leminski, Téo Ruiz, Gláucio Giordanni e Henrique Maia)

 

Alfredo Bello

  

Simone Soul

 

 

Marcelo Monteiro

 

Simone Soul e Alfredo Bello

 

projeto Cru

 

 

A Danaide – Dia 28/08/04
Debates “Poesia, Letra de Música e Mercado Cultural”
(Curitiba)

 

Maísa Moura e Makely Ka

 

   

Makely Ka

 

Makely Ka, Marcos Napolitano e Wellington Wella

 

Makely Ka, Sérgio Deslandes e Wellington Wella

 

Wellington Wella

 

 

 

Casca de Nós e Poetas – Dia 13/10/04 (Belo Horizonte)

 

Amarildo Anzolin

 

Renato Negrão

 

Davi da Paz

 

Leonardo Silva

 

Daniel Isolani

 

Estrela Leminski

 

Téo Ruiz e Estrela Leminski

 

Casca de Nós e participações especiais: Renato Villaça e Frederico Selva

 

 

 

 

Kléber Albuquerque e Tata Fernandes – Dia 30/10/05 (Curitiba)

 

 

Apresentação-Abertura

(Estrela Leminski, Téo Ruiz, Gláucio Giordanni e Daniel Isolani)

 

 

Tata Fernandes e Kléber Albuquerque

    Author: Redação

    Share This Post On