PROEXT MEC/CULTURA 2008

 

 

 

 

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC), publicou no Diário Oficial da União do dia 26 de setembro, edital de apoio ao Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (MEC) – PROEXT MEC/CULTURA 2008 – com objetivo de incentivar as Instituições Públicas de Ensino Superior a desenvolverem projetos de extensão que contemplem temas relacionados à Política Nacional de Cultura, com ênfase na inclusão social e cultural.

Os projetos de extensão universitária articulam o ensino e a pesquisa acadêmica com a comunidade e são destinados a professores e estudantes das Instituições de ensino superior. O edital conta com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), na ordem de R$ 3,6 milhões, para serem investidos até dezembro de 2009, na qualificação educacional dos universitários e na formação profissional dos professores, e também na aquisição de materiais e equipamentos permanentes para a infra-estrutura dos cursos.

Os recursos serão geridos pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) e por uma equipe nomeada pelo Ministério da Cultura, que serão os responsáveis pela formalização dos instrumentos de repasse dos recursos às instituições selecionadas, bem como pela administração do orçamento e pela análise das prestações de contas. Os projetos selecionados receberão financiamentos de até R$ 30 mil. Os proponentes devem especificar eventuais parcerias e outras fontes de financiamento dos projetos, quando houver.

As instituições que desejarem concorrer aos financiamentos do PROEXT MEC/CULTURA 2008 devem elaborar propostas de projetos de extensão universitária nas seguintes áreas temáticas: Memória Social e Patrimônio; Economia da Cultura e Empreendimentos Culturais Autogestionários; Leitura e Cidadania; Inovação de Linguagem; Produção de Conteúdo Audiovisual e Linguagens Alternativas. Não há limites de propostas por instituição pública de ensino superior.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 10 de novembro e podem ser feitas mediante o envio de uma cópia digital do projeto para o endereço eletrônico proextmeccultura@mec.gov.br; ou uma cópia impressa para:

Ministério da Educação
Secretaria de Educação Superior
Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Superior – DIPES
Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 3º andar – Anexo II / Sala 343
CEP 70047-901 –  Brasília/ DF

O modelo dos formulários para a inscrição estão disponíveis nos sites do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), no link Editais e Premiações, ou do Ministério da Educação (www.mec.gov.br/proext), onde estão disponíveis os formulários com os modelos das propostas  (Anexos 1, 2 e 3). O resultado da seleção será divulgado no dia 1º de dezembro de 2008.

Informações: (61) 3316-2289 ou proext-cultura@cultura.gov.br, na Gerência de Políticas Culturais, da SPC/MinC.

    Author: Redação

    Share This Post On