Prêmio Culturas Ciganas 2007

 

 

 

 

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público Prêmio Culturas Ciganas 2007 – Edição João Torres, coordenado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC). O Edital com todas as normas e orientações aos candidatos foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 3 de novembro.

 

 

São vários os objetivos do concurso, dentre eles valorizar e dar visibilidade às iniciativas culturais dos povos ciganos e, também, possibilitar o conhecimento e a divulgação das iniciativas culturais ciganas bem sucedidas.

 

As inscrições poderão ser feitas até o dia 21 de janeiro de 2008. Serão premiadas 20 iniciativas culturais, dentre o total de propostas recebidas, sendo que cada trabalho selecionado será contemplado com R$ 10 mil. Os recursos no montante de R$ 200 mil são oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

 

Condições de Participação

 

Poderão participar do concurso pessoas físicas que se autodeclarem ciganas e pessoas jurídicas nacionais e privadas, sem fins lucrativos, representativas dos ciganos, que apresentem iniciativas que estejam de acordo com pelo menos um dos objetivos da premiação. As pessoas físicas poderão inscrever até três projetos e as pessoas jurídicas até cinco.

 

Os trabalhos concorrentes precisam estar relacionados a uma ou mais das seguintes categorias: culinária, religião, rituais e festas tradicionais ciganas; mitos, histórias, língua e outras narrativas orais; música, cantos e danças; textos escritos; teatro, histórias encenadas; e outros.

 

As inscrições só poderão ser feitas por meio dos serviços de postagem dos Correios, via Sedex, e os envelopes a serem encaminhados deverão conter os documentos obrigatórios e a ficha de inscrição devidamente preenchida. Todas as orientações estão contidas no edital, juntamente com a ficha de inscrição e os formulários para recursos, Fases I e II (veja os links abaixo).

 

As iniciativas serão avaliadas por uma comissão de seleção, indicada pela SID/MinC, composta por profissionais de reconhecida atuação na área cultural, representantes dos ciganos, técnicos e/ou dirigentes do MinC e, também, de órgãos federais que sejam parceiros.

 

Nessa primeira edição do concurso, será prestada uma homenagem ao português João Torres que, de acordo com vários documentos, foi o primeiro cigano a chegar no Brasil, fato ocorrido por volta do ano de 1574. Conforme alguns registros, ele veio na condição de degredado, após ter sido preso, juntamente com sua esposa, pelo simples fato de serem ciganos. Ele era um Kalón, especialista na forja de armas.

 

Informações sobre a premiação: (61) 3316-2122.

 

Informações à imprensa: (61) 3316-2129.

    Author: Redação

    Share This Post On