Pontos de Cultura no Carnaval

 

 

Os Pontos de Cultura conveniados com o Ministério da Cultura (MinC) participam da grande festa popular brasileira, em várias regiões do país. Nas cidades de Recife e Salvador são destaques na programação do Carnaval, com apresentações culturais, desfiles e homenagens.

Na cidade de Recife, os Pontos de Cultura ligados às expressões da cultura popular no Carnaval da região Nordeste do país, como o Frevo, o Maracatu, o Coco e os afoxés realizam duas semanas de apresentações públicas no Palco da Casa de Cultura de Pernambuco, onde também haverá transmissão radiofônica durante os shows e entrevistas com os convidados, produzidas pela rádio dos Pontos de Cultura C.A.I.S. do Parto, Centro de Mulheres do Cabo e Diálogos.

Além da transmissão de rádio haverá também cobertura audiovisual das atividades , realizada pelos Pontos de Cultura Negras Raízes e Canal Capibaribe, para posterior veiculação nas emissoras da rede pública de comunicação.

Este ano o Carnaval de Pernambuco faz uma homenagem ao mestre Salustiano, fundador do Ponto de Cultura Maracatu Piaba de Ouro. Renomado tocador de rabeca, mestre Salustiano faleceu em 2008.

As atrações do Palco da Casa de Cultura começaram no dia 14 de fevereiro e vão até o dia 26. Estão sendo promovidas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), do governo do estado, em parceria com a Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC). A Casa da Cultura fica na Rua Floriano Peixoto, Bairro de Santo Antônio. Informações pelo telefone (81) 3184-3115.

Veja a programação da Casa de Cultura no Carnaval.

Expocarnaval

Ainda em Recife, os Pontos de Cultura marcam presença na agenda das atividades carnavalescas, participando da Expocarnaval, grande feira de artesanato do estado de Pernambuco, promovida pelo governo do estado em parceria com o Ministério da Cultura. A feira foi inaugurada no dia 15 de fevereiro, na sede da Representação Regional do MinC (Rua Bom Jesus, 237), e permanecerá aberta das 14h às 24h, até o dia 24 de fevereiro.

Bloco Afro-Bankoma

A participação do bloco Afro-Bankoma no Carnaval em Salvador é uma tradição que se repete há sete anos. É no desfile pelas ruas da capital baiana que o bloco apresenta à população os trabalhos desenvolvidos durante todo o ano, nas oficinas do Ponto de Cultura Bankoma, ao qual está vinculado.

O Ponto de Cultura é voltado para a área da educação e da arte, com aulas de percussão, dança afro, tecelagem, capoeira, confecção de instrumentos musicais e cultura digital. O bloco desfila na quinta-feira e no sábado de Carnaval, no circuito Osmar ( Campo Grande até a Praça da Sé), a partir das 20h. É composto por cerca de 2 mil integrantes vindos do terreiro de Candomblé São Jorge Filho da Goméia, onde o Ponto de Cultura teve origem, e de quilombolas da comunidade de Tijuaçu, a 375 km de Salvador.

http://www.cultura.gov.br/site/2009/02/19/pontos-de-cultura-no-carnaval

    Author: Redação

    Share This Post On