Pensarte Atuará em todo o País


 

 Junto com a eleição de sua nova diretoria, que tomou posse dia 13 de abril, o Instituto Pensarte modificou também a sua estrutura de modo a descentralizar regionalmente sua atuação. Agora, há um vice-presidente em cada região do país. Em parceria com instituições locais, eles promoverão ações em sintonia com a visão do Instituto —gerar, aglutinar e disseminar conhecimento e informação para promover a atividade cultural no Brasil. Desde que foi fundada, a entidade sempre atuou no país todo, mas com a eleição de vice-presidentes regionais esse trabalho será sistematizado.

“A estratégia montada para o Nordeste será de articular e aglutinar os associados regionais”, diz o produtor cultural Afonso Oliveira, eleito para representar o IP na região. Entre os recém escolhidos vices regionais, ele é o único que já estava na diretoria da instituição, atuando em Recife e no Nordeste como um todo.

Está sendo escolhida uma cidade para realização de um encontro dos associados do Pensarte da região. O IP também planeja realizar seminários, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, de Recife, e com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa), e lançar livros da Coleção Visões da Cultura —publicação do Instituto voltada para análises do setor cultural.

O produtor de cinema Beto Rodrigues, vice-presidente do Pensarte que atuará na região Sul, vai dialogar com entidades e a comunidade cultural local para desenvolver projetos. “Antes de mais nada, necessito realizar uma bateria de visitas e apresentar a entidade, para, na seqüência, ir elaborando alternativas de atuação”.

Os demais vice-presidentes regionais do IP devem o mesmo método no Centro-oeste, Norte e Sudeste: apresentar a entidade, dialogar com a comunidade e, em seguida, realizar projetos a partir do que for conversado. Como a sede do Instituto é na cidade de São Paulo, o representante da região será um produtor cultural mineiro, Marílio “Kuru” Lima, ligado ao movimento da produção musical independente.

    Author: Redação

    Share This Post On