Paraíba sedia Congresso Internacional de Literatura de Cordel

 

 

 

 

 

 

 

 

Está se realizando em João Pessoa e Campina Grande, o Congresso Internacional de Literatura de Cordel. é uma realização da Secretaria de Educação e recebe o apoio da Universidade de Poiteres, da França.

O projeto faz parte da programação do Ano do Brasil na França e é considerado um dos trinta melhores apresentados ao Ministério da Cultura. O Congresso acontecerá de hoje até sexta-feira, na sede da FCJA, no Cabo Branco. A abertura acontece hoje à noite, na Fundação Casa de José Américo.

Durante o evento, serão realizados conferências, sessões de comunicações, mesas- redondas, exposições, apresentações artísticas, lançamentos de livros, entre outras.

A segunda etapa do Congresso acontecerá nos dias 19 e 21 de outubro, na França, comemorando um capítulo importante das relações franco-brasileiras do século XX: a atuação de Raymond Cantel em favor da literatura de cordel brasileira e do acervo Raymond Cantel de Literatura Popular Brasileira, na universidade francesa.

Segundo o presidente da Fundação Casa José Américo, Flávio Sátiro, um dos objetivos do projeto é reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros, especialistas em estudos sobre a Literatura de Cordel, poetas populares, xilógrafos e pessoas interessadas para uma manifestação literária popular sobre o tema.

O evento comemorará, os quadros do Ano do Brasil na França um capítulo importante das relações franco-brasileiras do século XX o da atuação de Raymond Cantel em favor da literatura de cordel brasileira, além da criação do prestigioso Acervo Raymond Cantel de Literatura Popular Brasileira na Universidade de Poitiers.

    Author: Redação

    Share This Post On