Para ler melhor

 

 

A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa será reformada e modernizada, a partir de um convênio com a empresa Vallourec & Mannesman do Brasil. O convênio será assinado na próxima segunda-feira, às 17h, na sede da Secretaria Cultura (Praça da Liberdade, 317). Participam da solenidade a secretária Eleonora Santa Rosa, que assinará o convênio, a superintendente de Bibliotecas Públicas, Maria Augusta da Nóbrega Cesarino, a presidente da SABE (Sociedade de Amigos da Biblioteca Estadual), Maria Helena Sá Barreto, e o presidente da V&M do Brasil, Flávio Azevedo.

O acordo, no valor de R$1,5 milhão, viabilizará os projetos de reforma e informatização da biblioteca com pagamento por meio dos incentivos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, dividido em três parcelas até o ano de 2007.

Obras e prazo
A execução dos projetos terá início em janeiro próximo, devendo estar concluída em março de 2007. Serão reformados cerca de 1.500 m², incluindo banheiros, copa, piso, pintura, instalações hidráulica e elétrica, rede lógica, climatização e equipamentos de segurança. Também serão adquiridos novos computadores para os freqüentadores e funcionários da instituição, além de móveis apropriados para o acervo. Com a reestruturação, a biblioteca Braille, o setor das coleções especiais, com cerca de 60 mil volumes, estarão funcionando em um ambiente adequado, confortável e aparelhado, dispondo dos mais modernos recursos da informação.

O processo de informatização das coleções especiais, cujo acervo é o maior de todas as bibliotecas do Estado, será concluído, gerando uma base de dados com a descrição completa das obras, de acordo com as normas internacionais de catalogação. Posteriormente, a basede dados estará disponível para consulta no site www.cultura.mg.gov.br.

Com a modernização da infra-estrutura física e tecnológica da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, a Vallourec & Mannesman do Brasil contribui com a preservação do patrimônio público e do acervo da maior biblioteca pública de Minas Gerais, que oferecerá mais conforto e comodidade aos seus milhares de freqüentadores.

    Author: Redação

    Share This Post On