Novidades para a comunidade museal

Gilberto Gil

 

 

 

 

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, reafirmou o compromisso do MinC com a criação do Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram. Ele garantiu que na próxima audiência com o presidente Lula voltará a tratar do assunto como prioridade para a área.

 

A afirmação foi recebida com entusiasmo pelos representantes do setor museológico, reunidos nesta sexta-feira, dia 04 de maio, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, para o lançamento da programação da 5ª Semana Nacional de Museus e divulgação do resultado do Edital de Modernização de Museus 2007.

 

Gil também anunciou que, ainda nesta gestão, serão criadas duas instituições em Brasília: o Museu da Diversidade Cultural, idealizado por Darcy Ribeiro e dedicado à civilização brasileira; e o Memorial dos Presidentes, que funcionará em articulação estreita com o Museu da República, situado no Rio de Janeiro.

 

A realização de duas ações em homenagem à comunidade museal foi outra novidade informada pelo ministro da Cultura. “Os países Ibero-americanos, aderindo à proposta apresentada pelo MinC, adotaram o ano de 2008 como Ano Ibero-americano de Museus. Já no próximo mês de junho, realizaremos, em Salvador, o primeiro encontro preparatório para essas comemorações. Outra comemoração prevista é a Primeira Primavera dos Museus, no segundo semestre deste ano”, destacou.

 

Cultura e Mercado

    Author: Redação

    Share This Post On