Nova Diretoria – MinC

 

 

 

 

O Ministério da Cultura acaba de estruturar uma Diretoria de Relações Internacionais, ligada à Secretaria Executiva. A criação da DRI é um reconhecimento da importância da Cultura no cenário internacional, no qual o MinC e suas vinculadas vêm atuando de maneira crescente.

 

Instituída pelo Decreto nº 6.368/2008, a Diretoria tem caráter permanente e é composta, também, por uma coordenação e três gerências: Integração e Assuntos Multilaterais; Cooperação e Assuntos Bilaterais; e Intercâmbio e Projetos Especiais.

 

Dentre as competências da nova unidade, estão o assessoramento ao Ministro da Cultura, às Secretarias do MinC e às instituições vinculadas em assuntos internacionais do campo cultural; a coordenação da participação dos diversos setores do Sistema MinC em organismos, redes e eventos internacionais relacionados à cultura; a promoção dos processos de planejamento e formulação de políticas, programas e projetos internacionais; o apoio às ações de promoção da exportação de bens e serviços culturais brasileiros; e demais iniciativas voltadas à divulgação da imagem do Brasil no exterior, por meio da Cultura.

 

Para o diretor de Relações Internacionais do MinC, Marcelo Coutinho, a criação da unidade é o principal legado institucional deixado pelo Comissariado da Cultura Brasileira no Mundo, que finalizou suas atividades em janeiro deste ano. “A nossa maior missão era estruturar a área e a política internacional do Ministério”, explicou.

    Author: Redação

    Share This Post On