MinC & MG

 

 

 

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (Sated/MG) promovem o Seminário Diversidade Cultural – Educação, Desenvolvimento Humano e Desdobramentos, a realizar-se nos dias 21, 24, 25 e 28 de maio, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

O evento é patrocinado pela Usiminas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

A reflexão em torno do processo de construção de medidas de promoção e proteção da diversidade cultural teve início em outubro de 2005, ocasião em que foi aprovada, em Paris, durante a 33ª Conferência Geral da Unesco, a “Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais”. Um dos objetivos desta edição é possibilitar a ampliação das idéias sobre as relações entre a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. O seminário é direcionado a estudantes, educadores, pesquisadores, agentes culturais, artistas, gestores culturais e demais interessados. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

O secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC, Sérgio Mamberti, será um dos integrantes da mesa de autoridades na cerimônia de abertura do evento, marcado para as 19h do dia 21. Vários especialistas no assunto participarão das discussões, como, por exemplo, Jurema Machado, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); François de Bernard, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Mundialização (GERM); Giselle Dupin e Américo Córdula, do MinC; Guillermo Rishchynski, embaixador do Canadá no Brasil; Gersen Luciano Baniwa, antropólogo e representante da comunidade indígena Baniwa; e José Márcio de Barros, da PUC Minas, coordenador do seminário.

Os interessados em participar do encontro têm até o dia 15 de maio para fazer suas pré-inscrições, que poderão ser feitas apenas pela Internet. O resultado será comunicado por e-mail.
 
A ficha de inscrição já está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.pucminas.br/seminariodiversidadecultural.

Informações: (31) 3319-4421.

16/05/07

    Author: Redação

    Share This Post On