Livro Analisa a Relação entre as Histórias em Quadrinhos e a Ciência

 

 

 

Ciência e Quadrinhos é uma grande pedida para as pessoas interessadas em analisar como os roteiristas de HQ utilizam a ciência e a técnica em suas histórias. O livro é a transcrição do primeiro capítulo da dissertação de mestrado de Gian Danton (pseudônimo do professor universitário Ivan Carlo Andrade de Oliveira), defendida na Universidade Metodista de São Paulo, em 1997.

Em seu trabalho, Gian livro mostra como no começo, as histórias em quadrinhos têm uma relação de maravilhamento com a ciência. É uma fase ingênua, em que os cientistas são mostrados de forma romântica, como solitários benfeitores da humanidade ou solitários malucos, prontos para usar as suas descobertas para escravizar a humanidade.

Num segundo momento, os cientistas são mostrados como fazendo parte de projetos governamentais, muitas vezes de natureza militar. Finalmente, em um momento mais recente, os quadrinistas passam a fazer uma avaliação crítica da ciência, divulgando novos paradigmas e denunciando aspectos ideológicos do fazer científico.

A idéia para o livro surgiu a partir da grande procura por obras do gênero. “Muitos professores, interessados em usar as histórias em quadrinhos em suas aulas de ciências me mandavam e-mails perguntando se minha dissertação de mestrado já havia sido publicada. Percebi que havia a falta de um livro que analisasse como os quadrinhos podem refletir sobre a realidade científica e como isso pode ser feito sem perder o caráter de diversão dos gibis”, afirma o autor.

Gian Danton é autor de vários livros voltados ao jornalismo e à cultura pop, além de organizador da coletânea Agulha Hipodérmica – o poder e os efeitos dos meios de comunicação de massa. Em 1999 recebeu o Prêmio Especial Nova-SBAF e os troféus Ângelo Agostini e HQ Mix por uma de suas histórias, ilustrada por Antônio Éder e José Aguiar, publicada na revista Manticore Especial (editora Monalisa).

Ciência e Quadrinhosfaz parte da coleção Quiosque, da editora Marca de Fantasia, e pode ser adquirido através do sítio da editora: http://marcadefantasia.sites.uol.com.br.

 

    Author: Redação

    Share This Post On