Literamérica debate Diversidade Cultural

 

 

O II Encontro da Diversidade Cultural, inserido na programação da Literamérica – Feira Sul-Americana do Livro, será realizado entre os dias 20 e 25 de setembro, no Centro de eventos do Pantanal. Palestras, e cursos ministrados por especialistas e agentes culturais de todo o país sob o enfoque “Nós, do Centro Geodésico da América do Sul”, o tema desta edição. 

No dia 21, a partir das 9:00, começa o primeiro curso da programação: “Africanidade e luzitanidade nas raízes da cultura mato-grossense: as contribuições banto e minhota”, sob o comando da Doutoranda Maria Amélia A.Alves Crivelente, Historiadora e Pesquisadora das raízes identitárias de Mato Grosso. Á tarde será realizada uma palestra sobre o tema “Manifestações da cultura popular – Mato Grosso: identidade local no mundo global”, ministrada pelo professor José Márcio Barros, da PUC de Minas Gerais.

Na quinta-feira, 22, às 09:00, inicia-se o curso “Elaboração de projetos culturais para empresas patrocinadoras”, com 2 horas e meia de duração, sob o comando do professor Mário Margutti, produtor cultural, consultor e instrutor do Sebrae (São Paulo). Às 5:00, mesa-redonda “Fatores estratégicos de desenvolvimento do mercado cultural”, sob a coordenação de Mário Margutti e Marcos Barreto Correa.

Na sexta, 23, também a partir das 9:00, a historiadora e membro do Instituto Histórico e Geográfico de MT, Maria Ribeiro da Costa realiza o curso “Povos indígenas em Mato Grosso: alteridade na construção da identidade”. À tarde, o ator e produtor cultural de Brasília, Chico Simões desenvolve a Palestra “Cultura popular, geração de trabalho e renda no Brasil Central”.

No sábado, 24, o coordenador do Curso de Graduação e Produção Cultural da UFF-RJ, Gilberto Gouma, ministra o curso “Produção cultural: criação, planejamento, organização e difusão”. E encerrando os debates, às 17:00, Hamilton Faria, poeta e professor titular da Faculdade de Artes Plásticas de São Paulo (FAAP) com a palestra “Políticas Públicas e cidadania cultural”.

A programação da Literamérica conta ainda, com utro evento simultâneo ao Encontro da Diversidade. O Fórum Nacional de Secretários de Cultura apresenta a publicação “Cultura dá Certo”, manifestações regionais, orquestra e a estréia do projeto Circulado.

Inscrições limitadas: www.cultura.mt.gov.br (link Encontro de Diversidade)

    Author: Redação

    Share This Post On