Itaú Cultural exibe mostra de filmes sobre “jeito brasileiro”

Leila Diniz

“Todas as Mulheres do Mundo”, filme de estréia do cineasta Domingos Oliveira, abre amanhã no Itaú Cultural a mostra “Corpo e Identidade no Cinema Brasileiro”, que exibe até sábado títulos que abordam o comportamento dos brasileiros.

Com Leila Diniz e Paulo José, “Todas as Mulheres do Mundo” contrapõe a liberdade sexual e a quebra de tabus à repressão política num contexto de censura e de moral conservadora. O longa-metragem de 1967 tem exibição amanhã, às 17h.

A programação traz ainda “Tudo Bem”, de Arnaldo Jabor, exibido às 19h. A comédia, com Daniel Dantas, Guilherme Karam, Fernanda Montenegro, Fernando Torres e Paulo Gracindo, aborda o conflito entre diferentes classes sociais convivendo dentro do mesmo apartamento.

Na sexta, a mostra começa às 17h com a exibição de “Os Sete Gatinhos”, de Neville d’Almeida, no qual a única filha “certinha” da família se torna uma “pecadora”. Às 19h, o Itaú Cultural projeta “Mulher Objeto”, de Sílvio de Abreu. No longa, a atriz Helena Ramos vive uma ex-secretária reprimida que, em busca de prazer, realiza fantasias sexuais com diferentes parceiros.

No sábado, às 15h, é a vez do longa de Suzana Amaral “A Hora da Estrela”, que conta a história de Macabéa, a famosa personagem de Clarice Lispector. “A Marvada Carne”, de André Klotzel, é o filme da sessão das 17h.

“Madame Satã”, de Karim Aïnouz, encerra a mostra às 19h. No longa, Lázaro Ramos é João Francisco dos Santos, o Madame Satã, malandro temido na noite carioca que se traveste de mulher.

SERVIÇO

Corpo e Identidade no Cinema Brasileiro
Quando: qui. e sex., às 17h e às 19h,
sáb., às 15h, às 17h e às 19h
Onde: Itaú Cultural
(av. Paulista, 149, tel. 2168-1776)
Quanto: entrada franca

 

    Author: Redação

    Share This Post On