Intelectuais e Artistas em Cuba

 

Centenas de intelectuais e artistas de vários países iniciaram nesta segunda-feira em Havana as deliberações do “IV Congresso Internacional de Cultura e Desenvolvimento”, no qual, entre outros temas, será debatido o impacto do neoliberalismo na cultura, informaram os organizadores.

O encontro, no Palácio de Convenções da capital cubana, tem como convidados atores de cinema como o americano Danny Glover, o romancista italiano Valerio Massimo Manfredi, o cineasta boliviano Iván Sanjinés e a atriz brasileira Leticia Spiller.

Durante quatro dias, os congressistas se dividirão em seis grupos de análises para debater temas como “os instrumentos de dominação neoliberal”, “os excluídos e marginalizados”, “o papel dos intelectuais” e “a defesa da diversidade”, segundo o programa distribuído pela organização.

Danny Glover, reconhecido intérprete de filmes como “A cor púrpura”, exortou aos intelectuais a assumirem a defesa da infância. “Os menores são hoje vítimas da fome, da miséria e de doenças como o Aids”, afirmou.

O congresso é patrocinado pela Unesco, Unicef e o Sistema Econômico Latino-Americano (SELA).

    Author: Redação

    Share This Post On