Identidade e Diversidade Cultural

 

 

Criada em 2003, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) promove o diálogo e o debate com setores representativos da Diversidade Cultural Brasileira desprovidos de políticas públicas. Única no mundo, a SID tem despertado a atenção de alguns países, como o Paraguai, por exemplo, que já manifestou o desejo de criar uma secretaria que trate a identidade e a diversidade cultural, como a que temos aqui.

 

As culturas populares e indígenas, a cultura cigana e a diversidade sexual estão sendo contempladas com políticas públicas, embora muito ainda precise ser feito. Nesta entrevista, o secretário Sérgio Mamberti fala sobre os trabalhos que foram desenvolvidos na sua primeira gestão e também revela alguns planos para o segundo mandato. Duas novidades referem-se à discussão, que já se inicia, em torno da elaboração de políticas públicas de cultura para a área de saúde mental e para o movimento Hip Hop, cujo sucesso é uma realidade no país.

 

Uma das grandes contribuições e conquistas deste ministério para a promoção, proteção e manutenção da diversidade cultural diz respeito à aprovação da Convenção da Unesco sobre a Promoção e Proteção da Diversidade das Expressões Culturais, que entrará em vigor no próximo dia 18 de março. Ratificada pelo Brasil e por diversos países, a Convenção enriquecerá as relações entre as nações, nas suas dimensões sociais, econômicas e culturais.

 

Leia a entrevista do secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Sérgio Mamberti. http://www.cultura.gov.br/programas_e_acoes/identidade_e_diversidade_cultural/noticias_sid/index.php?p=23956&more=1&c=1&pb=1

 

Informações à imprensa: (61) 3316-2129.

 

15/03/2007

 

 

 

 

 

    Author: Redação

    Share This Post On