I Concurso Pontos de Leitura

 

 

 

 

Foi produzida uma cartilha para melhor esclarecer a todos que vão participar do concurso que selecionará até 600 iniciativas culturais de todo o país.

A Coordenação-Geral de Livro e Leitura (CGLL) do Ministério da Cultura (MinC) coordenou a elaboração de uma cartilha sobre o Concurso Pontos de Leitura 2008 – Edição Machado de Assis, aberto no dia 25 de setembro e cujas inscrições poderão ser feitas até 10 de novembro deste ano. A cartilha será distribuída em todo o Brasil e também ficará disponível neste site.

A Portaria que instituiu o concurso foi assinada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira. A premiação consistirá na entrega de kits que incluem acervo bibliográfico, computador e mobiliário para até 600 iniciativas vencedoras do concurso, as quais deverão fortalecer, estimular e fomentar a leitura em diversos locais, como, por exemplo, bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, hospitais, sindicatos, presídios, associações comunitárias e outros. Os kits se destinam à renovação de acervos bibliográficos e de equipamentos que promovam o uso cultural de computadores e Internet.

Poderão se inscrever no concurso pessoas físicas ou jurídicas nacionais, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, representantes de iniciativas voltadas para, pelo menos, um dos objetivos que constam no artigo 1º, parágrafo 2º, da Portaria. Não poderão candidatar-se bibliotecas, escolas e universidades mantidas pelo poder público.

Cada candidato só pode inscrever uma única proposta. Na data de 10 de novembro de 2008, as iniciativas precisam ter completado pelo menos um ano de existência.

Serão considerados prioritários, mas não exclusivos, os trabalhos localizados nos 410 municípios atendidos pelo Programa Territórios da Cidadania 2008, nas áreas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e municípios prioritários do Programa Mais Cultura, citados no Anexo A da Portaria.

Cartilha do Concurso Pontos de Leitura – mhttp://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2008/10/cartilha_pontos1.pdf

Informações sobre a rede de biblioteca viva – http://www.cultura.gov.br/site/2008/09/25/rede-biblioteca-viva/

Mais informações: (61) 3316-2014

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, assinou a Portaria n° 60, que institui e regulamenta, no âmbito do Programa Mais Cultura, o I Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis. A Portaria foi publicada nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, no Diário Oficial da União.

Serão selecionadas até 600 iniciativas culturais dentre as propostas inscritas, as quais precisam fortalecer, estimular e fomentar a leitura e que, na data de 10 de novembro de 2008, completem pelo menos um ano de existência.

As iniciativas selecionadas deverão, prioritariamente, mas não exclusivamente, estar presentes nos 410 municípios atendidos pelo Programa Territórios da Cidadania 2008, nas áreas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e municípios prioritários do Mais Cultura, citados no Anexo A da Portaria.

A Portaria ficará à disposição dos interessados nas páginas do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) e do programa Territórios da Cidadania (www.territoriosdacidadania.gov.br).

Mais informações pelos e-mails pontosdeleitura@minc.gov.br

ou pontosdeleitura@cultura.gov.br

e pelo telefone (61) 3316-2014.
http://www.cultura.gov.br/site/2008/11/10/i-concurso-pontos-de-leitura-2/

    Author: Redação

    Share This Post On