Guilherme de Camargo em Curitiba

Mestre em musicologia e bacharel em música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Aperfeiçoou seus estudos de violão com Edelton Gloeden e, em 1992 viajou à Holanda onde, por dois anos, teve aulas com Hein Sanderinck (HOL) e Jorge Oraison (URU), especializando-se nas cordas dedilhadas antigas desde então. Participou também de diversas masterclasses, das quais destacam-se as realizadas com Abel Carlevaro, Francisco Gato e Hopkinson Smith. Participou, como instrumentista e arranjador, da gravação de uma série de CD’s e vídeos em comemoração aos 500 anos do Brasil, sob a direção do maestro Ricardo Kanji, com quem realizou concertos em Portugal por ocasião das “Jornadas Gulbenkian de Música Antiga”, um dos mais representativos eventos europeus do gênero e com quem gravou pela Paulus, um CD de choros em instrumentos barrocos, lançado em 2004. Em 2001, teve ativa presença na 1ª Semana de Música Antiga de São Paulo, estreando seu recital solo “350 Anos de Cordas

Dedilhadas”, um panorama da música para alaúdes e guitarras e atuou, em fevereiro de 2002, como teorbista, no espetáculo “Barroco!”, realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil (São Paulo), com nova temporada em Brasília, em março de 2003. Participou, junto à OSESP, das montagens da “Paixão Segundo São João”, de Bach, da “Barca de Venezia per Padova”, de Banchieri, da ópera Dido e Enéas, de Purcell, e do “Vespro de la Beata Vergine”, de Monteverdi. Junto à OSUSP, das “Quatro Estações”, de Vivaldi e com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo da montagem do Orfeu de Monteverdi.

Na série Solo Música, da Caixa Cultural, Guilherme de Camargo apresenta um recital com teorba, guitarra barroca e alaúde renascentista. Uma amostra das possibilidades e particularidades dos instrumentos antigos de cordas dedilhadas.

No programa obras inglesas, espanholas e francesas. Robert de Visée, John Dowland, Thomas Robinson, Gaspar Sanz e Santiago de Murcia.

Teatro da Caixa

20 de março de 2012

Curitiba – Paraná

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + cinco =