Gilberto Gil completa 70 anos, veja trajetória do músico

No dia 26 de junho de 1942, nascia em Salvador o cantor Gilberto Gil, um dos maiores nomes da MPB, filho de José e Claudina. Depois de morar durante alguns anos no interior da Bahia, Gil voltou à capital com a família aos oito anos, quando ganhou de presente da mãe o seu primeiro violão.
Crescendo sob influência musical de João Gilberto e Luiz Gonzaga, o músico decidiu que seguiria a carreira artística depois de conhecer Caetano Veloso, Maria Bethânia, Tom zé e Gal Costa, nos tempos de faculdade, na década de 60.
Aos poucos, Gilberto Gil foi trilhando seu caminho musical, misturando ritmos como o baião, samba e bossa-nova, rock, reggae, funk e afoxé. Seu primeiro disco, Louvação, saiu em 1967, com o single de sucesso Domingo no Parque, um dos hinos da Tropicália junto com Alegria Alegria, do amigo Caetano.

Gilberto Gil  na entrevista coletiva do festival Back2Black, em março de 2012 Dois anos depois, ele e Caetano Veloso foram exilados de seu país, indo para Londres, onde ficaram até 1972 graças ao Regime Militar Brasileiro que os considerava “subversivos”. Ficaram longe da família, dos amigos e dos fãs. A carreira, no entanto, não parou e o tempo fora de casa só fez com que a dupla ficasse ainda mais conhecida pelo público estrangeiro.
De volta ao Brasil, Gil lançou uma série de discos antológicos ainda nos anos 70 como Expresso 222, Gil e Jorge (em parceria com Jorge Ben Jor), Doces Bárbaros – duramente criticado na época e hoje considerado um clássico, e a trilogia Refazenda, Refavela, Realce.
Sandra foi um dos maiores sucessos de Refavela, na qual Gil fala sobre a experiência de ter sido preso por porte de drogas e levado à um “hospício” judiciário, por definição do próprio músico.
Na década de 80, o artista incorporou ainda mais o reggae em sua música, fazendo até uma parceria com o lendário Jimmy Cliff. Um dos seus maiores hits da época foi a versão da canção No Woman, No Cry, de Bob Marley. Em 1982, foi criado o Balé Teatro Guaíra, em Curitiba, no qual Gil participou do espetáculo O Grande Circo Mítico, ao lado de um grupo de artistas renomados. Já em 1985, o cantor voltou sua atenção à seca do Nordeste, e compôs os sucessos Chega de Mágoa e Seca D’Água.
Os próximos lançamentos, nos anos 90, foram Parabolicamará, Tropicalia2, MTV Acústico: Gilberto Gil, e o disco duplo Quanta, que rendeu-lhe um Grammy por Melhor Word Music. A partir de 2000, mais sucessos seguiram, sendo a trilha sonora de Eu, Tu, Eles o primeiro deles. Em seguida vieram Milton e Gil (com Milton Nascimento), São João Ao Vivo, Kaya n’Gan Daya, Eletracústico – gravado em Nova York -, Banda Larga Cordel,BandaDois, Fé na Festa e o ao vivo Gil + 10: Gilberto Gil Convida, seu trabalho mais recente.
Carreira política
O primeiro cargo público ocupado por Gilberto Gil foi o de Vereador, em Salvador, em 1989. A notoriedade por sua relação com a política, no entanto, veio com a sua nomeção como Ministro da Cultura, em 2003, anunaciada pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Gil permaneceu no posto por cinco anos e meio, deixando-o nas mãos de Juca Ferreira quando decidiu dedicar-se mais à carreira musical novamente.
Versatilidade
Ao todo, Gilberto Gil tem de 57 lançamentos em discos, sendo 8 deles ganhadores de Grammys. Suas parcerias ao longo da carreiras marcaram histórias, como Elis Regina, Cazuza, Zizi Possi e Ivete Sangalo.
Entre as inúmeras composições aclamadas pelo público brasileiro e internacional estão Vamos Fugir, Andar com Fé, Palco, Realce, Morena, Se Eu Quiser Falar Com Deus, A Raça Humana e Esperando Na Janela.

 

Fonte

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. FLGFHW I really like and appreciate your article. Fantastic.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. Peru tours - Title... [...]one of our guests not long ago encouraged the following website[...]...
    2. credit check report - Title... [...]Here are a few of the sites we advocate for our visitors[...]...
    3. get GooglePlus - Title... [...]below you will uncover the link to some internet sites that we think it is best to visit[...]...
    4. Social Media Marketing Companies - Title... [...]we like to honor quite a few other world wide web web sites around the net, even if they aren’t …

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *