Gil quer reforçar Importância do Prêmio Camões

 

Camões

Lisboa – Os governos de Brasil e Portugal reforçarão a importância do Prêmio Camões de Literatura, afirmaram nesta sexta-feira, em Lisboa, os ministros de Cultura dos dois países, Gilberto Gil e Isabel Pires de Lima respectivamente. Os ministros destacaram que a iniciativa tem o objetivo de divulgar melhor o Prêmio, especialmente no Brasil. O Camões é considerado o prêmio de maior reconhecimento na literatura de língua portuguesa.

Isabel disse que será realizado um esforço conjunto para que a obra premiada possa ser publicada no Brasil, enquanto que Gil anunciou que tentará que a cerimônia de entrega adquirira maior repercussão nos meios de comunicação.

A ministra portuguesa adiantou ainda que será feito um esforço para que o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB) aumente a publicação de trabalhos de escritores do país no Brasil. Além disso, ressaltou o compromisso de desenvolver os laços de proximidade histórica existente entre Brasil e Portugal, através do intercâmbio cultural em âmbitos como o audiovisual, museus e literatura. O Camões, adotado em 1989 pelos governos do Brasil e de Portugal, concede um prêmio no valor de cem mil euros.

 

    Author: Redação

    Share This Post On